AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






O "status" de cooperador de jovens na ccb

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O "status" de cooperador de jovens na ccb

Mensagem por Admin em Sex Set 09, 2011 9:57 am



O que será necessário para ser um bom ministro de Cristo Jesus?

Ser alimentado com a palavra da fé e da boa doutrina.

Na Escritura Sagrada, Timóteo, é o perfeito modelo de um cooperador de jovens, evidente, ele não se restringia somente aos jovens. Quando surgiram algumas questões, levantadas por espíritos enganadores, divulgando doutrinas procedentes de demônios, "mediante a hipocrisia de homens mentirosos, que têm a consciência cauterizada"( 1 Tim. 4-2), proibindo o casamento, entre outras questões, se levantando contra Deus. Paulo, através do Espírito Santo, começou a modelar o jovem cooperador.

Disse ele a Timóteo:

" Pois toda a criatura de Deus é boa, e nada deve ser rejeitado, se é recebido com gratidão; porque é santificado pela palavra de Deus e pela oração. " 1 Tim. 4-4 a 5

Deus na verdade criou o homem para bem, ele é que preferiu apostatar da fé.

Com a vinda de Jesus Cristo, Deus retorna a sua criação, ao seu grande objetivo inicial, entretanto, alguns espíritos blasfemadores, se colocam contra o Espírito Santo, impondo novamente doutrinas maléficas, que impedem o recebimento das coisas divinas, que foram santificadas pela palavra de Deus, sendo na verdade, novamente ingratos com o Criador.

Um cooperador de jovens consciente, não deve aceitar a hipocrisia de alguns homens, que formulando doutrinas estranhas, prejudicam o caráter da mocidade. Alguns na verdade, afirmarão que de modo algum são (ou foram) prejudicados por algumas idéias, isso na verdade é fácil verificar, principalmente quando se referem aos "anos de graça", e não propriamente a medida da estatura de Cristo, que verdadeiramente faz crescer o espírito do homem.

Paulo preocupado com as atitudes de Timóteo, aconselha-o:

" Expondo estas coisas aos irmãos, serás um bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te na piedade. " 1 Tim. 4-6 a 7

Quais serão os exercícios realizados durante os cultos de jovens?

Aprender o Pai Nosso, a orar, testemunhar, recitar versículos bíblicos, são exercícios que temporariamente sustentou a mocidade, mas, o alimento com certeza não está fortalecendo a mocidade.

Na verdade cooperadores de jovens cumprem uma liturgia rotineira, deixando em muitos momentos, de expor a verdade, deixando a palavra de Deus santificada, preferindo aderir a questões (se não profanas), mas, velhas. Alguns aprenderam desse modo, e toda a rotina adolescente (que ele serviu), acaba por repassar aos jovens, com os mesmos erros antigos.

Na verdade ele repassa os ideais da denominação, juntamente com os seus ideiais, logo, onde está a gratidão?

Naquela época existiam fábulas, agora também existem fábulas.

Fábulas são alimentos impróprios para a alma.

Um bom ministro de Deus alimentando com a palavra da fé, conseguinte, aliado a palavra da verdade, transmite a virtude do alto, aos "pequenos" que estão esperando pelo Espírito Santo.

Continua Paulo:

" Prescreve estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. Não negligencies o dom da graça que há em ti, e que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja a todos manifesto. Vela sobre ti e sobre o teu ensino; persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. " 1 Tim. 4-11 a 16

Percebemos a relevância do cooperador de jovens, se existe uma hierarquia, aquele que lida com os jovens tem grande responsabilidade. Ele formará o caráter do jovem cristão, de acordo o seu próprio espírito (e mente cauterizada), ou, mediante o Espírito Santo, que já alertou sobre o perigo da hipocrisia, dos espírito enganadores, e suas doutrinas de demônios.

Como um nutricionista da alma, o apóstolo orienta Timóteo, a prescrever todos os ensinamentos do Espírito Santo, cujo tanto o progresso de Timóteo, quanto o progresso dos ouvintes, dependerá para salvação.

Para isso, basta que o cooperador, seja exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza, e principalmente, que não fique dependente das fábulas.

"Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. " João 21-8

Eldier



Admin
Admin

Mensagens : 3116
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum