AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier

Nepotismo na ccb 2012: uma prática apostólica?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nepotismo na ccb 2012: uma prática apostólica?

Mensagem por Admin em Ter Maio 01, 2012 1:47 pm

Graça e paz a todos.

Recebi a seguinte mensagem, e peço que aqueles que desejarem, também enviem suas mensagem, para que justo possamos investigar o que realmente é correto, através do registro das Escrituras:

De Convidado Para Admin, Ontem à(s) 15:20
.Caros irmãos no site o Nepotismo e arrimos de familia cintinuam na CCB e o anjo da Penha Ancião Sebastião Idalino de Oliveiro autorizou que na propria Penho o seu suposto genro seje ordenado Ancião,um abuso!
-Dia da ordenação 01/05/2012 na Penha São Paulo,Capital às 19:00

Vamos na presença de Deus, totalmente imparciais, tentar produzir um texto, para compreender como deve ser a escolha, de alguém que ficará a frente do rebanho de Deus.

"Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. " Tiago 3:1

Primeiramente vamos esclarecer o que é nepotismo:

ne.po.tis.mo sm (nepote+ismo) 1 Excessiva influência que os sobrinhos e outros parentes dos papas exerceram na administração eclesiástica. 2 Favoritismo de certos governantes aos seus parentes e familiares, facilitando-lhes a ascensão social, independentemente de suas aptidões. "

Se na política achamos isso uma afronta, se também era praticado na igreja católica, deveríamos nós aceitar isso na ccb? Vamos na luz da Escritura, tentar obter o conhecimento necessário sobre essa questão.

Não conheço o irmão em questão, nem se sua escolha procede, destaco que alguns não concordam com esse procedimento. Explicamos que na ccb, é orado insistentemente, com a finalidade de obter uma resposta, se alguém tem mesmo aptidão para exercer o cargo de ancião, não que isso corresponda as Escritura, anciãos no tempo de Jesus, correspondiam aos defensores da lei, entretanto, não importa aqui a questão. Depois de orado, o nome passará na assembléia, somente depois será marcada a ordenação, portanto, seria isso uma prática apostólica? A irmandade não poder participar da escolha? Quando o lugar de Judas ficou vago, o apóstolo Pedro explicou como ocorreria o preenchimento do ministério:

Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas,e disse: "Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus. "Porque", prosseguiu Pedro, "está escrito no Livro de Salmos: ‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’. Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição". Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias. Depois oraram: "Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido". Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze apóstolos. “ Atos 1:15 a 26

A escolha de Paulo, aconteceu através de uma revelação, apesar de muitos duvidarem, se realmente ele seria um homem de confiança:

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. “ Atos 9:10 a 16

Paulo foi um vaso escolhido, não foi por indicação de alguém, não foi por parentesco, nem por amizade com algum apóstolo, sua escolha veio do alto. Alguns temeram, dado ao mal que Paulo havia feito, não que Paulo fosse alguém impuro, ele defendia o nome de Deus, não da maneira como Jesus desejava.

O próprio apóstolo mencionado, escolheu alguém, a saber, o jovem Timóteo, se utilizando da imposição de mãos, confiando numa profecia:

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza .Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. “ Timóteo 4:12 a 16

Ensino de valor inestimável, modelo considerável de aceitação, por parte de qualquer ministério, que deseja o bem estar da irmandade. É por esse versículo, que podemos averiguar, em qual nível está o progresso da ccb. Aquele que sabe cuidar de si pela condução do Espírito, que preserva em seu coração a doutrina verdadeira, pouco sofre pelas influências carnais, blindado está diante da corrupção, preocupado somente em salvar almas.

No ministério apostólico havia dois pares de irmãos, todos pescadores, e nós os conhecemos bem: Pedro e André, Tiago e João, aqui não existe nepotismo, a escolha ocorreu por intermédio de Jesus Cristo.

" Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;.Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu. "Mateus 10:1 A 3

Segundo consta na história bíblica, Tiago, irmão do Senhor, que possivelmente não foi apóstolo, foi o homem que comandou a assembléia em Jerusalém. O próprio apóstolo Paulo, quando justifica o seu ministério, sua escolha ministerial, revela aos seu irmãos, sobre esse irmão valoroso:

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. “ Gálatas 1:15 a 19

Aqui também não houve qualquer forma de nepotismo, somente depois da ressurreição, foi que Tiago creu em Jesus, conforme relato de uma aparição por Paulo:

"Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze.
Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo. " 1 Cor. 15: 3 a 8

Jesus foi concebido pela Espírito Santo, Tiago foi concebido pela carne, eram na verdade irmãos, por parte de mãe, mas não do mesmo pai. Jesus nasceu de uma semente incorruptível, Tiago crendo tempos depois, nasceu novamente através do evangelho, para pertencer a essa mesma semente, guardou a fé, aguardando agora, o retorno do Filho de Deus.

Diante dessas maravilhosas passagens, chegamos a conclusão, que alguns procedimentos necessitam ser revistos.

Pedro e os demais apóstolos, juntamente com 120 pessoas, participaram da escolha de Matias, demonstrando o quanto eles eram humildes, devotados ao bem comum, ao mesmo parecer, a mesma comunhão.

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. “ 1 Cor. 1; 9 a 10

Se existe alguma sabedoria, ela deve vir do alto, não é escondendo, ou menosprezando a irmandade, que nossos anciãos farão progresso. Também a irmandade, deve agir com temor, se é que este conselho serve, porque necessariamente, cada um dará conta de si mesmo, sobretudo, o amor é aquilo que deve prevalecer.

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores. “ Tiago 3:13 a 18

Deus seja louvado.

Graça e paz.

Eldier.

Admin
Admin

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Re: Nepotismo na ccb 2012: uma prática apostólica?

Mensagem por Admin em Qui Maio 10, 2012 4:11 pm

.

Admin
Admin

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: