AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier

Homem morre mais de 70 vezes em um dia, e sobrevive

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Homem morre mais de 70 vezes em um dia, e sobrevive

Mensagem por Admin em Seg Ago 20, 2012 5:52 pm

Fantástico mostra o caso raro de um homem que morreu mais de 70 vezes em menos de um dia, e está vivo!

O exame confirma: coração normal, com uma pequena cicatriz na região do infarto. O coração é do Seu Francisco, de 66 anos, que mora em Belo Horizonte. E olha como ele se sente quase quatro anos depois de ter um infarto: “Zero bala”.

Ele fala isso agora, mas não foi esse o sentimento no dia 30 de dezembro de 2008. Ele se preparava para o réveillon. De repente, sentiu uma forte dor no peito. Foi levado às pressas de ambulância para o hospital. O coração estava com problemas.

“Diziam que o caso era grave. Quando eles falam que está muito grave, é porque está nas últimas”, lembra a mulher dele.

E estava mesmo. Seu Francisco teve primeiro um infarto agudo do miocárdio, que é o músculo do coração. Uma das artérias coronárias estava fechada. O sangue não chegava ao coração, que vai ficando sem oxigênio. Por isso, a dor. Nessa situação, o coração começa a bater de forma irregular e pode parar de funcionar. Foi o que aconteceu com o Seu Francisco.

Para César Romero de Oliveira Santos, o médico que o atendeu, seria mais um caso de rotina, se não fosse por um detalhe. “A gente acabava de ressuscitá-lo, dava nem tempo de voltar para a cadeira e ele já estava parando de novo. Eu nunca vi uma coisa tão impressionante”, lembra.

Os médicos se revezaram para fazer as massagens cardíacas. Também usaram várias vezes o desfibrilador para fazer o coração voltar a bater.

“Foram tantas que a gente não teria como contar. O aparelho que deu a dimensão do tanto de vezes que isso aconteceu”, lembra o médico.

Foram 70 paradas cardíacas marcadas no desfibrilador em um período de 12 horas. Está no relatório do hospital. Quando seu Francisco deixou de ter as paradas cardíacas, ele foi levado para outro hospital, mais equipado. Lá, foi feito um procedimento que ajudou a salvar a vida dele.

A artéria do coração estava fechada. Para abri-la, os médicos colocaram dois stents, uma espécie de anel que ajuda a liberar a circulação do sangue. Seu Francisco ficou 15 dias em coma.

“Eu acordei com as enfermeiras do meu lado. Aí eu falei para elas que eu queria ir embora para casa. Elas falaram que eu não podia sair”, revela.

O caso ficou conhecido só agora, por causa da enfermeira Daniela Morais. Ela pesquisava casos de parada cardíaca para um doutorado e espantou-se com as 70 paradas do seu Francisco. Agora, quer publicar a história em uma revista científica.

“Trabalho com pacientes críticos, atendo vários casos de parada cardíaca, eu nunca vi um caso desse”, diz ela.

Até ele mesmo custa a acreditar. “Não é possível. Não é verdade, não é possível. Eu não acreditei”, se espanta Seu Francisco.

Durante quatro anos, a família de Seu Francisco tentou, sem sucesso, encontrar um dos médicos responsáveis pelo atendimento. O Fantástico fez o reencontro.

“Eu tenho que agradecer ao senhor pela insistência, porque outros poderiam ter desistido”, diz Seu Francisco.

“A gente não ia desistir, não. Se fossem 200, a gente iria tentar 200 vezes”, responde o médico.

Mas por que uma pessoa tem 70 paradas cardíacas e sobrevive, enquanto outras não resistem a uma parada? Segundo o médico Eduardo Back Sternick, porque a primeira parada foi dentro da ambulância, quando ele já estava sendo atendido.

“Habitualmente, os pacientes que têm infarto do coração morrem antes de chegar ao hospital”, explica.

Outra coisa impressionante é que Seu Francisco quase não teve sequelas: “Ele tem algumas alterações, porque ele não teve apenas infarto. Ele é hipertenso, tem um pouco de hipertrofia do coração. Eu diria que o coração dele está uns 96%”, detalha o Sternick.

Para se manter assim, Seu Francisco toma quatro remédios por dia só para o coração. Deixou de fumar e faz exercícios cinco vezes por semana.

Reportagem Globo aqui

Admin
Admin

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: