AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier

Palavra de Deus/on line: Jeremias 38

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: Jeremias 38

Mensagem por Admin em Dom Set 16, 2012 8:45 pm

Jeremias Capítulo 38

Ouviram Sefatias, filho de Matã, e Gedalias, filho de Pasur, e Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, as palavras que Jeremias falou a todo o povo, dizendo: Assim diz Jeová: Quem ficar nesta cidade, morrerá à espada, de fome e de peste; mas quem sair aos caldeus, viverá; a sua vida lhe será por despojo e ele viverá. Assim diz Jeová: Certamente esta cidade será entregue nas mãos do exército do rei de Babilônia, e ele a tomará. Então disseram os príncipes ao rei: Tire-se a vida, rogamos-te, a esse homem; porquanto enfraquece as mãos dos homens de guerra que ficam nesta cidade, bem como as mãos de todo o povo, falando-lhes tais palavras; esse homem não busca o bem-estar deste povo, porém o mal. Respondeu o rei Zedequias: Eis que ele está nas vossas mãos; pois não é o rei quem possa fazer coisa alguma contra vós. Tomaram a Jeremias, e lançaram-no na masmorra de Malquias, filho do rei, a qual estava no pátio da guarda; e desceram Jeremias com cordas. Na masmorra não havia água, senão lodo; e Jeremias atolou-se no lodo. " Jeremias 38:1 a 6

Sempre existe uma alternativa concedida pelo Senhor, em nossa vida não somos provados, somos nós que escolhemos o mal caminho. Jeremias profetizou que haveria vida, para aquele que ouvisse a voz do Senhor, todavia, para os teimosos, a espada seria o destino, juntamente com a fome e a peste. Amado (a) prove, investigue, permaneça em comunhão, ouça o que diz o Espírito. Pela boca de Jeremias Deus falou com o povo, porém seus próprios príncipes se voltaram contra Deus, caluniaram o profeta, induziram aos corações, acreditarem que ele falava mentiras, enfraquecendo os homens de guerra, tirando a esperança do povo.

A esperança nasce no coração do justo, em quase todo o tempo profetas caíram a espada, mas todo o sangue derramado será requisitado.

Por isso também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão, para que a esta geração se peça contas do sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo... “Lucas 11:49 a 50

O rei foi um covarde, aceitando a injúria, deixou que atolassem o justo profeta, numa masmorra sem água, simplesmente por não resistir a verdade, entre o bem e o mal, preferiu blasfemar do Espírito.

Porém como nem altura, nem profundidade, podem nos separar do amor de Cristo, Deus despertou um espírito, para socorrer o justo profeta. Amado (a) escolha a boa parte, a alternativa do Senhor é vida em abundância, mesmo que o seu caminho seja mal, volte-se para o Criador, ele te oferece uma chance para se redimir, não seja como o povo rebelado, que na sua impunidade judiaram do santo profeta.

Irmão (ã) o mundo era a masmorra, você foi resgatado dela, quando Deus enviou seu Filho, derramando em seguida seu Espírito Santo, para que nossas almas fossem consoladas. Glorifique a Deus!!!

Ora quando Ebede-Meleque o etíope, eunuco que estava na casa do rei, ouviu que tinham metido a Jeremias na masmorra (estando o rei naquele tempo sentado na porta de Benjamim); Ebede-Meleque saiu da casa do rei, e disse-lhe: Ó rei, senhor meu, estes homens fizeram o mal em tudo quanto fizeram ao profeta Jeremias, a quem lançaram na masmorra. Onde ele está morrerá pela falta de víveres: pois não há mais pão na cidade. Ordenou o rei a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma daqui contigo trinta homens, e tira da masmorra a Jeremias, o profeta, antes que morra. Assim Ebede-Meleque tomou consigo os homens, entrou na casa do rei, debaixo da tesouraria, e dali tomou uns velhos panos rotos e uns velhos trapos apodrecidos, e desceu-os com cordas a Jeremias na masmorra. Ebede-Meleque o etíope disse a Jeremias: Põe agora debaixo dos teus sovacos entre os braços e as cordas estes velhos panos rotos e velhos trapos apodrecidos. Jeremias assim o fez. Tiraram, pois, a Jeremias com as cordas, e alçaram-no da masmorra; e Jeremias ficou no pátio da guarda. " Jeremias 38:7 a 13

Sempre vão existir os corajosos, imitadores das pisadas de Cristo, homens tementes para nos ajudar, cujos os mensageiros do diabo tremem diante deles. Ebede-Meleque tornou seu nome célebre ao enfrentar o rei, para interceder por Jeremias, saiba amado irmão (ã), que mesmo que faltem os amigos, se ninguém se dispuser a te ajudar, Jesus Cristo te fará companhia. Mas, diante da misericórdia, se pertencemos ao mesmo amor remidor, o justo sempre será socorrido. Ebede-Meleque anunciou ao mesmo rei covarde, todo o mal que fizeram ao profeta, a fome pela qual ele estava passando, todo o desconforto daquele lugar, todo o injusto atolamento.

Como deveria estar o coração de Jeremias? Creio que ele não tinha conhecimento, da intercessão que ocorria a favor dele, o mesmo ocorre conosco amados, pela aflição da alma, não notamos o socorro que se levanta. Quando Jeremiais escutou a voz amiga, o alívio foi imediato, é como se Deus dissesse: “Saia dai meu profeta, ninguém pode te impedir, de anunciar a minha vontade. Saia!!"

Ebede-Meleque com alguns homens, resgataram o profeta do castigo, se você também está esperando por alguma redenção, reflita com Deus, consulte o seu coração, os olhos do Senhor estão sobre os bons.

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. “ 1 Pedro 3:12

Zedequias sabedor do resgate, imediatamente chamou Jeremias:

Enviou o rei Zedequias, e fez trazer a si o profeta Jeremias à terceira entrada que está na casa deJeová; e o rei disse a Jeremias: Vou fazer-te uma pergunta; não me encubras nada. Disse Jeremias a Zedequias: Se eu to anunciar, acaso não me tirarás a vida? Se eu te aconselhar, não me escutarás. Jurou secretamente o rei Zedequias a Jeremias, dizendo: Pela vida de Jeová, que nos fez esta alma, não te tirarei a vida nem te entregarei nas mãos destes homens que procuram tirar-te a vida. " Jeremias 38:14 a 16

O rei percebeu que Deus estava com Jeremias, o profeta no entanto agiu com humildade, anunciaria a verdade somente após o juramento, de que sua vida não seria ceifada. Irmão (ã), tenha cuidado com as palavras, peça a Deus sabedoria, isso aliviará seus sofrimentos.

O rei Jurou, o profeta então pronunciou a vontade de Deus:

Assim diz Jeová, Deus dos exércitos, Deus de Israel: Se saíres aos príncipes do rei de Babilônia, viverá a tua alma e não será incendiada esta cidade; mas se não saíres aos príncipes do rei de Babilônia, será esta cidade entregue nas mãos dos caldeus, e eles a incendiarão, e tu não escaparás das suas mãos. Disse o rei Zedequias a Jeremias: Receio-me dos judeus que têm passado para os caldeus, não suceda que me entreguem nas mãos deles, e escarneçam de mim. Jeremias, porém, disse: Não te entregarão. Obedece à voz de Jeová, naquilo que te falo; assim te irá bem, e viverá a tua alma. Mas se tu recusares sair, esta é a palavra que me mostrou Jeová. Eis que todas as mulheres que restam na casa do rei de Judá, serão levadas para fora aos príncipes do rei de Babilônia, e dirão: Incitaram-te e prevaleceram contra ti os teus amigos íntimos; agora estão os teus pés atolados no lodo, e esses amigos se apartam de ti. Tuas mulheres e teus filhos serão levados para fora aos caldeus, de cujas mãos não escaparás; por mão do rei de Babilônia serás preso; por tua culpa arderá em fogo esta cidade. " Jeremias 38:15 a 23

Novamente duas alternativas: vida ou morte.

Zedequias foi astucioso, Jeremias sábio.

" Obedece à voz de Jeová, naquilo que te falo; assim te irá bem, e viverá a tua alma. "

Amados, a obediência a sã doutrina de Cristo, é vida para alma. Ficou registrado que apesar de poupar a vida de Jeremias, Ezequias não escutou a voz de Deus. O justo não permanece para sempre atolado, quanto ao ímpio o seu caminho encontrará o lodo, não escapará das mãos de Deus, não porque haja injustiça da parte de Deus. O Eterno sempre nos deixa alternativas, vida ou morte, bem ou mal, castigo ou vitória, para quem ama ao Senhor, nada poderá nos separar do seu amor, isso somente ocorrerá se o nosso coração for mal.

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. “ Romanos 8:37 a 38

Vencer é o destino de quem deposita sua confiança no Senhor!! Glória.

Disse Zedequias a Jeremias: Não saiba ninguém estas palavras, e não morrerás. Mas se os príncipes ouvirem que falei contigo, e vierem a ti e te disserem: Declara-nos agora o que disseste ao rei; não no-lo encubras, e não te mataremos; declara-nos também o que o rei te disse a ti: dir-lhes-ás: Apresentei a minha súplica diante do rei, que não me fizesse voltar à casa de Jônatas para ali morrer. Vieram todos os príncipes a Jeremias e lhe perguntaram; e ele lhes respondeu segundo todas estas palavras que o rei ordenara. Assim cessaram de falar com ele; porque a coisa não foi percebida. Então ficou Jeremias no pátio da guarda, até o dia em que foi tomada Jerusalém. " Jeremias 38:24 a 28

Zedequias novamente poupou a vida de Jeremias, podemos enxergar aqui, a benevolência do Senhor com o profeta. Tanto protegeu-o do rei quanto dos príncipes.

O Senhor te protegerá irmão (ã)!!

Deus enviou anjos para junto de Jeremias, que viveu no pátio da guarda, até que sua profecia se cumpriu. Pela desobediência, pela escolha da alternativa errada, o povo foi deportado e o castigo se voltou contra o rei, quanto a Jeremias o galardão (a proteção divina) envolveu sua alma.

Porém os pobres dentre o povo, que não tinham nada, Nebuzaradã, capitão da guarda, deixou na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e campos naquele dia. Mas Nabucodonosor, rei de babilônia, havia ordenado acerca de Jeremias, a Nebuzaradã, capitão da guarda, dizendo: Toma-o, e põe sobre ele os teus olhos, e não lhe faças nenhum mal; antes como ele te disser, assim procederás com ele. Por isso mandou Nebuzaradã, capitão da guarda, e Nebusazbã, Rabe-Saris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague, e todos os príncipes do rei de babilônia, Mandaram retirar a Jeremias do átrio da guarda, e o entregaram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, para que o levassem à casa; e ele habitou entre o povo. “ Jeremias 39:10 a 14

Deus lembrou-se também de Ebede-Meleque:

" Ora, tinha vindo a Jeremias a palavra do SENHOR, estando ele ainda encarcerado no átrio da guarda, dizendo: Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e cumprir-se-ão diante de ti naquele dia. A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o SENHOR, e não serás entregue na mão dos homens, a quem temes. Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o SENHOR. “ Jeremias 39:15 a 18

Amados (as), eis o dia do livramento, para quem escolher fazer o bem. Saúde para alma é o Senhor, o curador de todas as nossas feridas, na fidelidade do profeta, na prontidão de espírito de Ebede-Meleque , o socorro do Senhor foi eficaz, nem mesmo estando no território inimigo, foram privados do amor do Senhor.

Confie no Senhor irmão (ã)! Faça o bem. Deus te ama.

Deus esteja
com todos

Admin
Admin

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum