AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/on line: Naum 2

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: Naum 2

Mensagem por Admin em Dom Out 28, 2012 7:16 pm




Naum Capítulo 2




O destruidor avança contra você, Nínive! Guarde a fortaleza! Vigie a estrada! Prepare a resistência! Reúna todas as suas forças! O SENHOR restaurará o esplendor de Jacó; restaurará o esplendor de Israel, embora os saqueadores tenham devastado e destruído as suas videiras. Os escudos e os uniformes dos soldados inimigos são vermelhos. Os seus carros de guerra reluzem quando se alinham para a batalha; agitam-se as lanças de pinho. Os carros de guerra percorrem loucamente as ruas e se cruzam velozmente pelos quarteirões. Parecem tochas de fogo e arremessam-se como relâmpagos. Convocam-se as suas tropas de elite, mas elas vêm tropeçando; correm para a muralha da cidade para formar a linha de proteção. As comportas dos canais são abertas, e o palácio desaba. Naum 2: 1 a 6

Naum precedeu Jonas, o Espírito de Cristo que estava neles, sustentou a palavra, se por Jonas houve a sabedoria de reconhecer a bondade de Deus, já com Naum ela foi desprezada, quando a nação perdoada voltou a desagradar a Deus. Nínive foi a poderosa capital da Assíria, cujos historiadores afirmam ter sido um povo perseguidor cruel de Israel. Para quem ama a Deus, é uma grande glória, quando o destruidor se levanta contra o nosso perseguidor, para reduzir a nada a tormenta. Contra Nínive marchava as armas celestiais, ela teria todo o direito de se defender, se guardar, vigiar, preparar, reunir forças, embora tudo em vão, a restauração estava a caminho do povo de Israel, o esplendor que estava prestes ocorrer, cegaria os olhos impenitentes. Diletos do Senhor, que buscam serem reanimados, ainda que os inimigos pensam estar preparados, sua arrogância fazendo-os pensar que são detentores das melhores estratégias, quando o destruidor da glória avançar sobre eles, a vitória se concretizará para ti.

Ocorreram as perdas, os exílios, as perseguições contra Israel, as maldades das nações inimigas subiram a presença do Senhor (Jonas 1:2). Um dia Deus se arrependeu do mal, e não destruiu Nínive conforme havia ameaçado, foi a justificativa dada a Jonas:

Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? " Jonas 4:11

O que aconteceu é que foi achado arrependimento, um rei temeroso, percebeu que na humilhação, poderia haver uma alternativa redentora da parte de Deus. Com Naum as coisas acontecem de forma diferente, o Deus vingador não aparece para perdoar, mas para executar vingança contra os seus adversários. A perversidade de Nínive em não reconhecer a misericórdia, planejando o mal contra o Senhor resultaria em destruição, já para Israel/Judá exaltação:

Apesar de serem fortes e numerosos, serão ceifados e destruídos; mas, você, Judá, embora eu a tenha afligido, não a afligirei mais. Agora vou quebrar o jugo do seu pescoço e arrancar as suas algemas. O SENHOR decreta o seguinte a seu respeito, ó rei de Nínive: Você não terá descendentes que perpetuem o seu nome. Destruirei as imagens esculpidas e os ídolos de metal do templo dos seus deuses. Prepararei o seu túmulo, porque você é desprezível. Vejam sobre os montes os pés do que anuncia boas notícias e proclama a paz! Comemore as suas festas, ó Judá, e cumpra os seus votos. Nunca mais o perverso a invadirá; ele será completamente destruído. “ Naum 1:12 a 15


Aqui também está as boas notícias para sua vida irmão (ã), as algemas vão ser quebradas, não haverá mal que resistirá ao Deus vingador. O poderoso profeta do Senhor, declama palavras repletas de virtude contra os idólatras, os perversos, o rei não deixará descendentes, sua semente não conceberá por sobre a terra, o túmulo já está preparado para a derrota iminente, da parte de Deus existe o desprezo para os que odeiam o justo, paz irmão! paz irmã! comemore, como incentivou o profeta a Judá, nunca mais o perverso tentará sua mente, afirmando que você não pertence a família de Deus, chegará um dia também que o diabo, tal como foi a cidade de Nínive, será completamente destruído, esquecido de vossas mentes, das nossas mentes, que não se lembrarão mais dos momentos da tentação atroz.

Foi Jesus quem enfrentou a carne e o sangue, para que por sua morte, derrotasse a quem tinha o poder da morte, o diabo (Hebreus 2:14 e 15). Naum declamou um poema resgatador, revelando fragmentos da graça que outrora se revelaria através de Jesus, para defender os oprimidos, contra os perseguidores cruéis. Jesus se tornou semelhante a nós, em todos os aspectos, “...para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. “ Hebreus 2:17 e 18


Pelas palavras do profeta, os valentes de Nínive não resistiriam a força do destruidor, nem teriam arma capaz de ameaçar a integridade de Israel, o decreto que vem do céu foi devastador. Diletos, quem pedirá por socorro será o perseguidor, ele não terá forças nem para clamar, Deus é o fogo consumidor da injustiça.

Glorifique a Deus!!





Está decretado: a cidade irá para o exílio, será deportada. As jovens tomadas como escravas batem no peito; seu gemer é como o arrulhar das pombas. Nínive é como um açude antigo cujas águas estão vazando. “Parem, parem”, eles gritam, mas ninguém sequer olha para trás. Saqueiem a prata! Saqueiem o ouro! Sua riqueza não tem fim; está repleta de objetos de valor! Ah! Devastação! Destruição! Desolação! Os corações se derretem, os joelhos vacilam, todos os corpos tremem e o rosto de todos empalidece! Onde está agora a toca dos leões? Onde o lugar em que alimentavam seus filhotes, para onde iam o leão, a leoa e os leõezinhos, sem nada temer? Onde está o leão que caçava o bastante para os seus filhotes e estrangulava animais para as suas leoas, e que enchia as suas covas de presas e suas tocas de vítimas? “Estou contra você”, declara o SENHOR dos Exércitos, “queimarei no fogo os seus carros de guerra, e a espada matará os seus leões. Eliminarei da terra a sua caça, e a voz dos seus mensageiros jamais será ouvida”. Não 2:7 a 13


A cidade não suportou a investida do Senhor, ele mesmo não concedeu motivos para novo arrependimento, o rei foi subjugado, o povo, as jovens se tornaram vulneráveis como as pombas.

Cumpriu-se nos Salmos: “Mas Deus é o juiz; a um ele abate, a outro exalta. “ Salmos 75:7

Nínive não produziria mais leões...

Deus matou o leão.

“Estou contra você, declara o SENHOR dos Exércitos..."Não 2: 13

Deus está contra os impenitentes amados, aqueles que fazem mal a ti, a sua integridade, a sua família, todavia, como requereu de Israel honra, ele deseja também honra da tua parte, consideração plena, amor pleno.

A espada de Deus matou os leões, a voz do perseguidor se calou.

Deus está contra o ímpio, Jesus está a favor do Justo.

Talvez seja por isso que o apóstolo Paulo, tenha definido o amor do Senhor do Exércitos: ”Se Deus é por nós, quem será contra nós? “ Romanos 8:31

Amados, a exaltação chegou!! Toda a nudez de Nínive foi revelada, ela nunca mais seduziria outras nações contra o Senhor, a doença se tornou incurável, o leão foi exterminado!!

Exaltação!! Liberdade para honrar o Senhor, guerras não serão motivo para desânimo, se o Senhor é capaz de exterminar reinos pagãos, será com extrema facilidade, capaz de resolver seus pequenos problemas momentâneos. Sirva a Deus, os corações dos injustos se derretem, dos cristãos rejubilam de alegria, os joelhos dos maus tremem na presença do Senhor, os joelhos dos bons adoram o Senhor, não tendo nada a temer.

O rosto do impenitente empalidece, o do justo brilha...

Deus esteja contigo.

Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum