AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier



O mal que acompanhou o coração de Geazi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O mal que acompanhou o coração de Geazi

Mensagem por Admin em Qui Nov 01, 2012 8:10 pm



Um grande guerreiro ficou leproso, Naamã.

Uma grande serva de Deus, sem nome.

Um grande profeta, Eliseu.

Um jovem sem noção, Geazi.

Essas quatro pessoas, se envolvem entre si, num evento registrado pelo Espírito.

O herói valoroso ficou leproso, ele não sabia, mas havia um Senhor ao lado de suas vitória, de Israel ele levou a menina sem nome, que mesmo diante da prisão, não perdeu o senso de misericórdia. Um dia ela disse a sua senhora, pessoa para quem ficou trabalhando:

" Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. " 2 Reis 5:3

O capitão encheu-se de esperança, foi direto a rei da Síria, ele acreditou no que a "sem nome" havia falado, e o rei concedeu-lhe o direito de ir a Israel, tendo na mão uma carta, mais alguns presentinhos de valor.

Eis o teor da carta:

"Te envio Naamã, cure-o da lepra..."

O rei entrou em desespero:


"... rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. " 2 Reis 5:7

Eliseu, homem de Deus, sabendo do "piti" do rei, mandou dizer ao rei:


" Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel." 2 Reis 5:8

Naamã com seus cavalos, no seu carro, parou a porta da casa de Eliseu, aqui não se sabe, certamente o profeta tinha coisas mais importante a realizar, nem mesmo recebeu ao grande capitão, não queria ele a glória do Senhor para si, a confiança era tamanha, que apenas enviou uma mensagem por intermédio de Geazi, que até aqui não havia comparecido a história:

"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. " 2 Reis 5:10

Agora o "piti" aconteceu com Naamã, com tal posição social, imaginou que Eliseu, executaria seus procedimentos milagrosos de outra maneira, que a restauração seria instantânea, sem necessidade de mergulhar num rio como o Jordão. Na sua mente ele teria o direito de escolher os rios de Damasco, desdenhando das águas de Israel, do profeta, do Deus que não liga para a ostentação do homem.

Então pessoas de bom senso, acalmaram o irritado capitão:

" Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. " 2 Reis 5:13

A birra cessou num momento, ele sequer havia percebido, que na receita do profeta, já estava a cura sem prazo extenso, era somente obedecer, lavar e sair do rio purificado.


"Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. " 2 Reis 5:14

Naamã quis prontamente agradecer ao profeta, para ele não havia Deus na terra senão em Israel, quando chegou a casa de Eliseu, quis agradar-lhe com os presentinhos de valor, foi então que houve a recusa, não apenas uma, duas vezes, foi Eliseu que presenteou o capitão com a glória de Deus, mais uma carga de terra, para que na Síria ele pudesse oferecer sacrifícios ao seu novo Senhor, sem se importar com a opinião do rei sírio, não que ele fosse saber da sua conversão.


"Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. " 2 Reis 5:18

Eliseu concedeu-lhe a paz do Senhor.

Enquanto ocorria esse fato grandioso, a benção do Senhor para uma alma, o espírito de Geazi planejava fazer algo inconsequente, correr atrás dos presentinhos de valor, aqui temos a nítida impressão, de que ele em todo o tempo que andou com Eliseu, nunca teve sem seu coração, ter o desejo de obter pelo menos metade do que havia dentro de Eliseu, quem dera uma porção dobrada.

Naamã levou um susto quando avistou Geazi: " Vai tudo bem? " 2 Reis 5: 21

Ouviu de Geazi que estava tudo bem, que de imediato inventou uma grande mentira, para que pudesse receber um talento de prata e duas mudas de roupas, sob pretexto de usar de caridade com dois jovens (2 Reis 5:22), não se sabe se o capitão suspeitou da mentira, pois deu além do pedido ao mentiroso.

"O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. " 1 Coríntios 13:6

Chegando nas proximidades da casa, temeu ser descoberto pelo profeta, que com certeza celestial, já sabia que seu discípulo havia entrado em confusão.

Quando entrou ouviu a voz da verdade: " Donde vens, Geazi? " 2 Reis 5:25

Mentiu novamente:

" Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte."


A voz da verdade o despiu da mentira:

" Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. " 2 Reis 5:26


A serva de Deus "sem nome" teve seu nome afamado, porque jamais se esqueceu do poder de Deus, Naamã seu senhor até que retornasse ao pó honrou ao mesmo Deus verdadeiro, Eliseu continuou seu glorioso ministério "porção dobrada", Geazi terminou a história branco como a neve.

Deus age de uma maneira tão interessante, de coração para coração, as coisas vão acontecendo, para o bem ou para o mau, sempre importando o conteúdo do coração, vide, o que o profeta falou a Geazi:" Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te?"

Traição!!

O poder de Deus operava em Eliseu, se em Geazi houvesse um coração sincero, se houvesse nele dons espirituais, teria percebido que o coração (o espírito) do profeta o acompanhou, temendo que o seu próprio pudesse se corromper, o que infelizmente aconteceu, provando que nada podemos ocultar diante dos olhos do Senhor.

"O que sai do homem, isso é o que o contamina. Pois de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, as fornicações, os furtos, os homicídios, os adultérios, as avarezas, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura: todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. " Marcos 7:20-23


Eldier

Admin
Admin
Admin

Mensagens: 1951
Data de inscrição: 10/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mal que acompanhou o coração de Geazi

Mensagem por Admin em Ter Mar 25, 2014 10:04 pm

.

Admin
Admin
Admin

Mensagens: 1951
Data de inscrição: 10/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O mal que acompanhou o coração de Geazi

Mensagem por Admin em Ter Mar 25, 2014 10:05 pm

.

Admin
Admin
Admin

Mensagens: 1951
Data de inscrição: 10/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum