AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/ on line: Josué 24

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/ on line: Josué 24

Mensagem por Admin em Dom Fev 10, 2013 5:26 pm



Palavra Josué 24


Depois reuniu Josué todas as tribos de Israel em Siquém; e chamou os anciãos de Israel, e os seus cabeças, e os seus juízes, e os seus oficiais; e eles se apresentaram diante de Deus. Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque. E a Isaque dei Jacó e Esaú; e a Esaú dei a montanha de Seir, para a possuir; porém, Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então enviei Moisés e Arão e feri ao Egito, como o fiz no meio deles; e depois vos tirei de lá. E, tirando eu a vossos pais do Egito, viestes ao mar; e os egípcios perseguiram a vossos pais com carros e com cavaleiros, até ao Mar Vermelho. E clamaram ao SENHOR, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias. Josué 24: 1 a 7

Finda-se neste capítulo irmãos amados, o fim de uma era, de um propósito do Todo-Poderoso para com Israel, um momento histórico, em que Josué recorda todas as ações de Deus, desde a promessa feita a Abraão, dada a Isaque, repassada a Jacó. Esaú tomou seu destino, a soberania de Deus previu todas as coisas, quanto a Jacó, através de José desceram ao Egito, foram livres da morte, através de Moisés saíram do Egito, faraó não foi feliz ao perseguir o povo, mesmo com a incredulidade de muitos, a palavra permaneceu na vida do povo.

Lembre-se irmãos, amados, você pertence a essa promessa feita a Abraão, tudo o que ocorreu, nos levou a Cristo, como descreveria a palavra:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. " Efésios 1:3-13

Josué recorda ao povo, para que reconheça a Deus, como o único capaz de proteger o justo. Amados, todas as coisas nos levaram a Cristo, antes que existisse Josué, a eleição já estava promulgada, a santidade já estava declarada, no futuro depois de Israel entrar na terra prometida, nós seríamos também redimidos pelo sangue, segundo os tesouros da graça. Cristo é a revelação desse mistério, todas as coisas convergiram para sua morte, tanto na terra, quanto no céu, o conselho de Deus prevaleceu, há dois mil anos existiram os primeiros que esperaram em Deus, essa esperança repassou a muitos, chegando até nós, até você irmão, irmã, que também foi capaz de ouvir a palavra da verdade, o evangelho, crendo, recebeu o selo do Espírito, não falando do dom de línguas, mas da promessa feita por Deus.

Glória!

Josué continua seu resumo maravilhoso:

Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra, e os destruí de diante de vós. Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas e pelejou contra Israel; e mandou chamar a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. Porém eu não quis ouvir a Balaão; pelo que ele vos abençoou grandemente e eu vos livrei da sua mão.
E, passando vós o Jordão, e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorreus, e os perizeus, e os cananeus, e os heteus, e os girgaseus, e os heveus, e os jebuseus; porém os entreguei nas vossas mãos. E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus; não com a tua espada nem com o teu arco. E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes. " Josué 24:8 a 13

As vitórias são trazidas em memória, até mesmo a história de Balaque e Balaão, em que Deus fez um grande livramento, interferindo na ação do profeta. O Senhor concedeu a um povo honra e glória, dando a ele um descanso. Quem dera também lembrássemos das ações de Deus, o quanto ele tem feito por cada um de nós, não ficássemos somente pedindo, reclamando de tudo, desagradando o Senhor, também a nós resta um repouso, não mais neste mundo pecaminoso.

"Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência. " Hebreus 4:8-10


Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses; Porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. E o SENHOR expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao SENHOR, porquanto é nosso Deus. Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes ao SENHOR, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.
Então disse o povo a Josué: Não, antes ao SENHOR serviremos. " Josué 24: 14 a 21

Josué sabendo do final da sua carreira, aconselha o povo a servir o único Deus, que não se rebelassem indo após a idolatria. Josué sustenta a palavra de Deus, sua fé está bem guardada, sua casa jamais faria aliança com os deuses estranhos, assim o povo garante que servirá somente a Deus, diante de Josué, Deus é exaltado, todos os sinais são relembrados. A proteção do Senhor, seu refúgio, sua redenção não são esquecidas, o povo promete servir somente ao Senhor, Josué então prevendo o futuro, revela que o povo não seguirá ao Senhor, ainda que o Senhor seja Santo, zeloso, ele não perdoaria a transgressão do povo que salvou. Eis que surge o conselho, o Senhor que tanto fez o bem, faria também o mal, mesmo assim o povo garante, que não servirá outros deuses.

Sabemos que depois da morte de Josué, até que viesse o Cristo, o povo se rebelou contra Deus, o Deus santo foi deixado de lado, prevalecendo o que disse o substituto de Moisés.

Amados, cumpra-se todo a vontade do Senhor, não prometa a ele o impossível, faça o necessário, o Espírito te aperfeiçoara. Nunca diga algo que não vai poder sustentar, o Senhor faz o bem a cada um de nós, sem pedir nada em devolução, apenas quer que dediquemos nossa vida a santidade, a servi-lo com o coração, não somente de língua.

Se você está procurando algo, uma respostas apenas, para algumas coisas da sua vida, não barganhe com o Senhor, ele sabe o que é necessário em sua vida, apenas faça como Josué, relembre suas vitórias, exalte ao Senhor, permaneça fiel, pois ele é fiel.

Bendito seja o Senhor!


E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao SENHOR, para o servir. E disseram: Somos testemunhas. Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao SENHOR Deus de Israel. E disse o povo a Josué: Serviremos ao SENHOR nosso Deus, e obedeceremos à sua voz. Assim, naquele dia fez Josué aliança com o povo e lhe pôs por estatuto e direito em Siquém. E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do SENHOR. E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o SENHOR nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus. Então Josué enviou o povo, cada um para a sua herança. E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do SENHOR, faleceu, com idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. Serviu, pois, Israel ao SENHOR todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o SENHOR tinha feito a Israel. Também os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José. Faleceu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim." Josué 24:22 a 23

Pela língua o povo escolheu ao Senhor, todos se tornaram testemunhas, os deuses estranhos seriam exterminados. Para aquele povo bastaria inclinar os corações a voz do Senhor, para que sua benevolência permanecesse entre eles. Diletos, dedique seu coração ao Senhor, não é o exterior que o Senhor deseja, o interior dos limpos de coração, são para Deus um testemunho perfeito de integridade.

Uma aliança foi feita, um estatuto foi redigido, para que houvesse um registro, Josué estava sendo guiado pelo Espírito, sua carreira estava terminando, ele estaria isento de qualquer acusação. Tudo isso é a graça de Deus na vida de um líder, também na vida de um povo. As palavras foram parar no livro da lei de Deus, uma pedra se tornou testemunho, seria já um figura do Cristo, a pedra de tropeço?

" E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o SENHOR nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus."

Irmãos, Deus não quer o tropeço de ninguém, a aliança que Deus fez com você, não pode ser anulada, Deus não erra, você também não tem esse direito. Não estamos falando das fraquezas, estamos falando da rebeldia, da apostasia, da incompreensão diante da bondade de Deus, do abuso que as vezes cometemos, em forçar que Deus nos conceda alguma coisa.

Ame a Deus sem interesse, as dádivas cobrirão sua vida. Ame sem esperar, a esperança te concederá a vitória. Ame, apenas ame, esse amor se transformará em vida eterna.

Aleluia!!

Josué despediu o povo, faleceu, guardou a fé, consciente da esperança, da promessa, da nova pátria celestial. Aqueles que viveram depois de Josué, testemunharam os feitos de Deus, de modo que isso sustentou por muito tempo, a lembrança de um Deus soberano. Os ossos de José foram enterrados, conforme profecia do Espírito Santo, as palavras do filho de Jacó confirmou a vitória de Israel:

"Depois disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó. E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar daqui os meus ossos. Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito. " Gênesis 50:24-26

O filho de Arão também faleceu, todos aqueles que viram as obras de Deus, foram um a um guardando a fé, bastaria que o povo também guardasse e permanecesse na unidade da fé.

Saiba irmão, irmã, que Deus sempre visitará o justo, até mesmo a sua descendência. O Senhor protegeu Israel em todo o tempo, livrando de todos os males, preservando os justos, ele por Jesus Cristo, concederá você o mesmo refúgio, muitos já lembraram da benevolência do Senhor, você também sairá contando a sua família, todo o bem que o Senhor fez a você, confirmando que a palavra do Senhor permanece, a sua fidelidade.

Faça uma nova aliança com Deus, resista a todos os males, quando chegar o final da vida, nós seremos igualmente guardados por Deus ou seremos transformados.

O importante é guardar a fé!!

Deus esteja com todos.

Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum