AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier

Profeta Zacarias: A vara da Graça e a vara da União que apascentam as ovelhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Profeta Zacarias: A vara da Graça e a vara da União que apascentam as ovelhas

Mensagem por Admin em Qui Fev 21, 2013 7:30 pm

Deus usou majestosamente do profeta Zacarias, depois do exílio havia necessidade, que o Senhor fortificasse novamente o povo afligido. As causas do sofrimento ocorreram por causa da desobediência, Deus demonstra que sua ira durou um só momento, além de libertar o povo, algumas promessas são renovadas, também outras profecias são realizadas.

“E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. “ Esdras 5:1

As ovelhas necessitavam serem apascentadas, a corrupção pastoral era um impedimento, o Espírito do Senhor ilumina Zacarias, nada neste mundo é tão precioso, do que ouvir e guardar os mandamento do Senhor. O Profeta decreta ao Líbano, que o fogo consumiria a madeira preciosa dos seus cedros, grande tristeza haveria para os poderosos, destruição iminente, a voz de horror dos pastores seriam ouvidas, sua glória desvaneceria, grande dor estaria no meio deles, uma metáfora a soberba dos corruptos (Zacarias 11:1 a 3).

Duas varas Zacarias tomou em suas mãos, uma chamada Graça, a outra União:

“ Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas.” Zacarias 11:7

Não existia quem tivesse amor verdadeiro, não havia compaixão, somente pastores insensatos, incansáveis em desonrar ao Criador, desprezadores da sua bondade. O único Deus concede a Zacarias a responsabilidade de apascentar o rebanho, já o mal extinguiria o próprio mal, enquanto as miseráveis ovelhas desviadas do seu caminho, tentaria o profeta pastor induzir ao arrependimento.

Ninguém a não ser Zacarias trabalharia com Deus, ele despede os falsos profetas, a impiedade é tamanha, que os céus abominam o ofício de pastor, o profeta sente na carne as aflições da sua missão, Deus entregaria cada um ao seu caminho de destruição (Zacarias 11:8 a 13). Zacarias quebra as varas, anulando assim o acesso ao Espírito, entregando todos ao seu próprio entendimento.

O pastor que não tem piedade do rebanho, não é digno do favor do Senhor, o povo desobedeceu ao Senhor, não tinham nenhum bom exemplo para seguir. A bondade do Senhor não tem fim, todavia entrega o homem mau na mão do seu próximo, na mão do seu rei, na mão de outras nações, para que sejam feridos, para que não tenham livramento.

Deus não tem paciência com a injustiça, nenhum pastor cuja consciência fosse impura sobreviveria, Zacarias descreve que não reconhecendo a liderança do Senhor, ousaram afirmar que estavam enfastiados de estarem próximos do Senhor, do profeta do Senhor, o homem de Deus sente arder suas narinas com o mau cheiro da corrupção. Somente um homem ausente do Espírito, poderia dizer diante de Deus, que sua alma repudia a ação de Deus em sua vida.

Um rebanho sem Deus, é um rebanho sem proteção, o Senhor deixaria as ovelhas a mercê da sua audácia. Como recusaram serem apascentadas, o Senhor quebrou a Vara da Graça (Zacarias 11: 10), o povo recusou receber os benefícios do Senhor, os pobres tiveram então conhecimento, de que a palavra do Senhor é verdade.

O Senhor requereu para si o seu pagamento, num desplante, avaliaram os benefícios do Senhor, o ofício de Zacarias, em trinta moedas de prata, esse era o valor do reconhecimento ao Criador do Universo:

“ Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR. “Zacarias 11:12 e 13

Zacarias parece sentir o sofrimento do Senhor, o favor do Senhor não tem preço, no seu favor está a vida de todo homem, as moedas são arremessadas para dentro da casa do Senhor. Avaliaram a bondade de Deus em moedas de prata, não em obediência incondicional, o profeta então quebrou a segunda vara da União (Zacarias 11:14). Sem a graça, sem a união, Judá e Israel seriam separados, quem os poderia unir novamente?? Zacarias estaria a pressentir à traição do Cristo??

“Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel. E o SENHOR disse-me: Toma ainda para ti o instrumento de um pastor insensato. “ Zacarias 11:14 e 15

O profeta revela ao povo, ao rebanho, que da parte de Deus viria um grande mau, na rebeldia não reconheceram sua glória, agonizariam pelas feridas, pereceriam na miséria, seriam comidos pelo falso profeta, teriam como merecimento o pastor segundo suas atitudes. Zacarias toma em suas mãos um cajado de um insensato, da sua boca se produz uma terrível profecia, as ovelhas estariam em grande perigo diante do que Deus iria suscitar. O povo passaria pelo caos, Deus faz ameaças ao pastor inútil que abandona o rebanho:

“ Porque levantarei nesta terra um pastor que não se preocupará com as ovelhas perdidas, nem procurará a que está solta, nem curará as machucadas, nem alimentará as sadias, mas comerá a carne das ovelhas mais gordas, arrancando as suas patas. Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá. “ Zacarias 11:17

O rebanho sofre por consequência da inutilidade do seu líder, um rebanho enfastiado do seu Senhor, não pode ser redimido do seu mal caminho, essa é a palavra do Senhor, é necessário exterminar os maus pastores, metade do corpo do profeta ficará inutilizado, a outra metade verá os efeitos da palavra do Senhor que projetou os alicerces da terra, formou também o espírito dentro do homem (Zacarias 12:1).

O Senhor quebrou a vara da Graça, também a vara da União, todavia, o rebanho livre dos inúteis, seria novamente agraciado com a benevolência divina, as nações não prevaleceriam nem contra Israel, nem contra Judá.

“E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.” Zacarias 12:10

Indícios do Cristo Redentor?

“Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza. Naquele dia eliminarei da terra de Israel os nomes dos ídolos, e nunca mais serão lembrados", diz o Senhor dos Exércitos. "Removerei da terra tanto os profetas como o espírito imundo.” Zacarias 13:1 e 3

Cristo é fonte que salta para a vida eterna (João 4:14), é o único Nome pelo qual tanto Israel, quanto os gentios poderiam ser salvos, com o derramamento do Espírito Santo, o espírito imundo não tem outro escape senão cessar sua influência.

O Espírito declara a extinção da profecia, ao extremo de pai e mãe transpassar o próprio filho se ele teimar em falar mentiras (Zacarias 13:3). Deus deseja envergonhar o espírito do homem, para que haja compreensão que ninguém pode falar, se suas palavras não vierem de Deus. O profeta tentaria dissuadir, pela vergonha das sua próprias mentiras, que ele nunca foi profeta (Zacarias 13:5), muitos veriam as feridas do falso profeta, ele persistiria mas não resistiria na sua mentira, do alto viria a ordem de purificação:

“ Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! ", declara o Senhor dos Exércitos. "Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos. Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia a terça parte permanecerá", diz o Senhor. Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. " Zacarias 13:7 a 9

Nada resistiria diante da espada do Senhor, no cirandar da peneira, no fogo provador de todas as coisas, no refinar da prata, os justos seriam purificados como ouro. Um remanescente sobraria ao Senhor, ele reconheceria a liderança do Senhor.

Zacarias enxerga o dia do Senhor, o dia da redenção definitiva para Israel, na verdade uma representação da manifestação da glória, em que todos também seremos manifestados com Cristo:

“ Naquele dia não haverá calor nem frio. Será um dia único, no qual não haverá separação entre dia e noite, porque quando chegar a noite ainda estará claro. Um dia que o Senhor conhece. Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno. O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome. “ Zacarias 14: 7 a 9

Alguém dirá que isso não se dirigia à Igreja, mas está escrito para ela que a fé do justo será provada:

“...que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação prestes a se revelar no último tempo. Nela exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, haveis sido entristecidos por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa que o ouro que perece, mesmo quando provado pelo fogo, seja achada para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo, a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo indizível e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. “ 1 Pedro 1:5 a 9

Jerusalém já tem o seu rei definitivo, nós também.

“ Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. “ Zacarias 9:9

“Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. “ Efésios 2:12 a 13

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. “ 1 Pedro 2:10 e 11

Zacarias também profetizou sobre a graça, ele falou do rei, da alegria, da paz que seria derramada sobre a terra. Seja para Israel, seja para à igreja, os profetas receberam a visita em espírito de Cristo:

“Desta salvação inquiriram e indagaram muito os profetas que profetizaram acerca da graça que devia vir a vós, indagando quando e que tempo era esse que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao testificar anteriormente os sofrimentos que haviam de vir a Cristo, e as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles administravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o Evangelho, para as quais coisas os anjos desejam atentar. Por isso cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. “ 1 Pedro 1:10 a 13

A graça e a união são representadas em Cristo, seja para Israel, seja para à igreja, ambos são um corpo em Cristo, todo mal e falsidade para sempre serão t
ragados.

Admin
Admin

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Re: Profeta Zacarias: A vara da Graça e a vara da União que apascentam as ovelhas

Mensagem por MateusAlcântara em Sex Fev 22, 2013 10:35 am

E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer a minha aliança, que tinha estabelecido com todos estes povos.
E foi desfeito naquele dia; e assim conheceram os pobres do rebanho, que me respeitavam, que isto era palavra do SENHOR.
Zacarias 11:10-11

Esta passagem refere-se a quebra da lei Mosaica. Foi desfeita.

Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:7-13

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
Zacarias 11:12

Essa parte remete ao que Judas fez.

Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Mateus 27:3

Incrível como as evidências de Zacarias cumprem-se direitinho em Jesus; E os judeus mesmo assim não creram.

MateusAlcântara
Membro

Re: Profeta Zacarias: A vara da Graça e a vara da União que apascentam as ovelhas

Mensagem por Eldier Khristos em Qua Mar 19, 2014 6:44 pm

.

Eldier Khristos
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: