AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/online: 1 Timóteo 3

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/online: 1 Timóteo 3

Mensagem por Admin em Dom Mar 17, 2013 10:28 am



1 Timóteo 3




“Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, deseja uma obra boa. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, discreto, sóbrio, circunspecto, hospitaleiro, capaz de ensinar, não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não cubiçoso, e que saiba governar bem a sua casa, tendo seus filhos em sujeição com todo o respeito (se um homem não sabe governar a sua casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não suceda que, inchado de soberba, caia na condenação do Diabo. “1 Timóteo 3:1 a 6

Amados, aqui está a orientação para um excelente líder, a fórmula para à igreja que deseja estar ajustada a palavra fiel, ao modelo de consagração de Cristo. A alma que deseja sentir o Espírito, provar dos dons, dos milagres, dos frutos de Deus — “...amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” Gálatas 5:22 — deve ter primeiramente sobre si, um líder perfeito, um oráculo digno de confiança, que transmite fielmente a verdadeira palavra de Deus.

Se alguém deseja a liderança, que mal existe nisso? A palavra é fiel, é garantia de sucesso, de honra, porém, o apóstolo disse a Timóteo, que para ser um líder é necessário ter atributos celestiais, ser ungido por Deus, para cooperar de coração com Jesus, o líder de todos os líderes:

“Como cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (porque ele diz: No tempo aceitável te escutei, E no dia da salvação te socorri; eis agora o tempo aceitável, eis agora o dia da salvação), não dando nós nenhuma ocasião de tropeço em coisa alguma, para que não seja censurado o nosso ministério...” 2 Coríntios 6:1 a 3

Para a graça não ser recebida em vão, a conduta do líder deve ser perfeita. É essencial que ele tenha um bom relacionamento com sua esposa, que seja ela única em sua vida, assim como à igreja é para Cristo. O líder não deve ter apenas aparência do Espírito, mas ter em si a operação eficaz dele, para não exceder a vontade do seu Senhor. Em todas as situações o comportamento do líder, é paz para à igreja, nas decisões que ele tem que tomar, existe a participação do Espírito, inclusive diante da hospitalidade.

Quando Paulo diz “capaz de ensinar”, essa capacidade vem do Espírito, Jesus era um perfeito exemplo da capacidade de ensinar, ele foi ensinado pelo Pai.

Sobre o vinho forte, João Batista nunca foi dado ao vinho...” Pois ele será grande diante do Senhor, e não beberá vinho nem bebida forte; já desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo, e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor Deus deles”( Lucas 1:15 a 16). Nele havia a discrição, a sobriedade de espírito, a eficácia da palavra, foi escolhido por Deus não pelo homem.

Quando Paulo diz “não espancador”, fala da violência, ele em outros tempos foi violento, julgando que pela força das suas mãos, estava cumprindo a perfeita vontade de Deus...”Ouvistes falar do meu modo de viver no judaísmo em outro tempo, de como perseguia excessivamente a igreja de Deus e a assolava, e adiantava-me no judaísmo mais que muitos da mesma idade na minha nação, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. “ (Gálatas 1:13 e 14). Paulo confiou na carne até receber o evangelho diretamente de Cristo, por revelação. O líder moderado não discute, não é seduzido pelas contendas, não cobiça algo além da vontade do Pai, qualquer obra carnal não tem efeito algum em seu coração.

Quando Paulo diz “e que saiba governar bem a sua casa, tendo seus filhos em sujeição com todo o respeito (se um homem não sabe governar a sua casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não suceda que, inchado de soberba, caia na condenação do Diabo”, demonstra que até mesmo sobre a família o governo deve pertencer ao Espírito...”Mas isto digo, irmãos, o tempo é abreviado; a fim de que para o futuro os que têm mulheres, sejam como se não as tivessem; os que choram, sejam como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto; porque a figura deste mundo passa...” (1 Coríntios 7:29 a 31). Aquele que fracassa em seu lar, fracassa com sua família espiritual, está sujeito a acusações por parte do diabo. O novato, novo convertido, necessita ser aperfeiçoado, Paulo deseja que Timóteo escute isso com toda diligência, sob prejuízo do tolo ser absorvido e morto pela soberba de não escutar o Espírito. Isso nunca quis dizer que por ser moço, não exista alguém apto para o ministério, isso reflete no mesmo Timóteo:

“Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. “ 1 Timóteo 4:12 a 13

Diletos, nas mãos dos líderes você deposita sua confiança, você crê que ele possa profetizar a seu favor, que pelas suas palavras você terá as respostas que necessita, é com esse objetivo que você sobe ao templo, esperando que ele seja utilizado por Deus. Diz verdadeiramente a palavra novamente a Timóteo...”Esforça-te para te apresentar diante de Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, e que manejas bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Sendo assim na igreja de Cristo, sem esforço não existe um bom obreiro, sem a busca incessante pela qualidade espiritual, ninguém terá o selo de aprovação de Deus, certamente ficará envergonhado diante da igreja, confirmará sua falta de habilidade com a palavra da verdade. A Escritura descreve que alguns líderes se afastando da verdade, caíram pela falta de habilidade, a sã doutrina para os seus corações se tornou incompreensível, com isto passaram a perverter a fé de outros, suas palavras se alastraram como o câncer, trouxeram para si mesmos destruição, mas ao hábil o firme fundamento sempre permaneceu:

“Entretanto o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que são dele, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que pronuncia o nome do Senhor. Ora numa grande casa há não somente vasos de ouro e de prata, mas os há também de madeira e de barro; uns, na verdade, são para uso de honra, outros, porém, para uso vil. Se, pois, alguém se purificar deste, ele será um vaso de honra, santificado, útil ao Senhor e preparado para toda a boa obra. “ 2 Timóteo 2:19 a 21

Irmãos, irmãs, o purificado será utilizado por Deus, hoje você busca à palavra, outro dia será a você que ela será revelada. Deus necessita de homens e mulheres, com capacidade para cooperar com à igreja de Cristo, o Senhor te diz: “você é vaso de honra na minha presença”.

Santo é o Senhor!!

Você está necessitado (a) da palavra? saiba que o Senhor está te aperfeiçoando, o mal verá em ti o selo da justiça, o firme fundamento da verdade, que realmente Deus conhece a ti, como também você conhece a Deus.

Continua Paulo seu discurso primoroso:

“É necessário que ele tenha bom testemunho dos que são de fora, para que não caia no opróbrio e no laço do Diabo. Os diáconos sejam também sérios, não dobres em palavras, nem dados ao vinho nem amigos de sórdidas ganâncias, conservando o mistério da fé em uma consciência pura. Também estes sejam primeiro provados; depois exercitem o diaconato, se forem inculpáveis. “ 1 Timóteo 3:7 a 10


Pelo bom testemunho o diabo é esmagado, fora da igreja, seja qual for o local e situação, o líder necessita se refugiar debaixo da sombra de Deus, para ser livre de qualquer acusação. Deus é escudo protetor do justo, o anjo Dele acampa ao seu redor (Salmos 34:7), assim foi com Jesus, assim será a todo aquele que for ungido para o ministério.

Paulo direciona seu discurso para o diaconato, a relevância desse ministério, é a consciência pura para exercitar a piedade. Amados, ministério é coisa séria, mas para o diaconato o Espírito exige uma prova de fidelidade, para somente depois o escolhido exercer sua missão. Ele não deixa evidente qual seria essa prova, todavia, é Deus que prova todos os corações, somente ele tem a capacidade de transmitir ao líder, se o pretendente é digno ou não.

Devemos glorificar ao Senhor, pela perfeita ordem das suas escolhas, Deus jamais deixa que sua igreja seja espancada, tanto o líder quanto seus membros, devem ser unânimes no Espírito, a verdade é aliada da verdade, a consciência pura de ambos os lados, não permite qualquer tipo de engano.

Amados, são os últimos versículos do glorioso discurso:

“As mulheres também devem ser sérias, não maldizentes, sóbrias, fiéis em tudo. Os diáconos devem ser esposos de uma só mulher, que governem bem a seus filhos e as suas casas. Pois os que houverem exercitado bem o seu diaconato, alcançarão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que é em Jesus Cristo. Estas coisas te escrevo, ainda que espero em breve ir ter convosco; mas se eu tardar, para que saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e apoio da verdade. Sem dúvida grande é o mistério da piedade; Aquele que se manifestou em carne, Foi justificado no espírito, Foi visto dos anjos, Pregado entre as nações, Crido no mundo E recebido na glória. “ 1 Timóteo 3:8 a 16

Fidelidade acima de tudo é sinônimo de sucesso, Paulo iguala as responsabilidade de homens de mulheres, sobretudo, relativo a seriedade ministerial. Os dons são para aperfeiçoamento da igreja (Efésios 4:12 a 13), seja a palavra, seja o servir da mesa, seja qualquer outra coisa, tanto para o líder quanto para o diácono, Paulo admoesta: “seja esposo de uma só mulher e que ela também seja séria.”

Quanto aos filhos, ao governo da sua própria casa, vale reproduzir as palavras do apóstolo:

Para o líder/bispo: “...que saiba governar bem a sua casa, tendo seus filhos em sujeição com todo o respeito (se um homem não sabe governar a sua casa, como cuidará da igreja de Deus?)”

Para o diácono: “...que governem bem a seus filhos e as suas casas”

Bendito seja o Senhor!

Creiamos que não somente para o ministério, o procedimento com esposas, filhos, governo da casa, é primordial em nossas vidas, todos devemos nos espelhar nestes ensinos, para que a paz habite em nossos lares, nos corações de nossas esposas, esposos, filhos. Se tudo vai bem em casa, na igreja será somente júbilo e alegria. Sejamos capazes de agir tal como aconselhou Paulo a Timóteo, claro, ele descreveu sobre o ministério, porém, ele deixou escrito: “Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, deseja uma obra boa. É necessário, pois...”

É necessário Deus em todos as questões da vida, fora e principalmente na igreja.

Se Deus é primeiro em todas as coisas em nossa vida, seja no ministério ou fora dele, todos receberão a merecida recompensa.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações do século dos séculos. Amém. “ Efésios 3:20 a 21

Nestas profundas palavras, nos preciosos escritos do Espírito, as interpretações somente podem vir do Espírito, sobre o diaconato Paulo revela:

“Pois os que houverem exercitado bem o seu diaconato, alcançarão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que é em Jesus Cristo. “

Depois que o caminho foi preparado, a verdade pregou ao mundo, Jesus foi o primeiro a servir. Aquele que exerce a piedade, alcança honra, a confiança da fé contida no Filho de Deus, o perfeito modelo da piedade.

“Aquele que vos recebe, a mim me recebe; e aquele que me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Aquele que der de beber ainda que seja um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. “ Mateus 10:40 a 42

Paulo escreveu com todo zelo possível, com honestidade, retratando o quanto ele se preocupava com à igreja, na verdade, o quão preocupado é o grande Deus com à igreja.

Ministério sadio, rebanho sadio.

O que escreveu o Espírito para todos é vida, é vida para você irmão, irmã, membros da igreja, ele concedeu a todos os espíritos, o método, o procedimento, que todos devemos ter, quando estivermos dentro da casa de Deus.

“ Estas coisas te escrevo, ainda que espero em breve ir ter convosco; mas se eu tardar, para que saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e apoio da verdade. “

Aqui também é demonstrada a confiança de Paulo em Timóteo, é como se ele dissesse, “se eu tardar Timóteo você estará amparado pela verdade”. Amados, buscamos tantas coisas para nossa vida, mas não nos atemos ao nosso procedimento dentro da casa de Deus, falta em nós o autoexame espiritual. Deus que é riquíssimo em misericórdia (Efésios 2:4), hoje e sempre, quer fazer de ti um obreiro (a) eficiente, quer no ministério ou não, porque todos somos dotados de fé, todos fazemos parte do corpo de Cristo, sendo ele é o nosso apoio.

“Ora vós sois corpo de Cristo, e individualmente um de seus membros. A uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. São, porventura, todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? têm todos dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? Mas desejai ardentemente os dons que são maiores. E ainda um caminho sobremodo excelente vou mostrar-vos. “ 1 Coríntios 12:27 a 31

O Espírito conclui então seu raciocínio:

“Sem dúvida grande é o mistério da piedade; Aquele que se manifestou em carne, Foi justificado no espírito, Foi visto dos anjos, Pregado entre as nações, Crido no mundo E recebido na glória. “

Para os nossos corações o mistério...é Cristo.

Cristo é nosso apoio! Ele te firmará cada vez mais.

“...para reconhecerem o mistério de Deus, Cristo, no qual existem escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. “ Colossenses 2:2 a 3

Glória ao Senhor!! Santo é o Senhor!! Bendito seja para sempre!!

Deus esteja contigo.

Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum