AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier

Palavra de Deus/on line: Êxodo 17 ("O Senhor é minha bandeira")

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: Êxodo 17 ("O Senhor é minha bandeira")

Mensagem por Admin em Dom Jun 30, 2013 6:16 pm

Palavra - Êxodo 17

Sucedeu que os amalequitas vieram atacar os israelitas em Refidim. Então Moisés disse a Josué: "Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos". Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada. Depois o Senhor disse a Moisés: "Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu". Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira". E jurou: "Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração". Êxodo 17:8-16

Amados, que a paz sempre esteja convosco. Certamente interpretar o texto de Deus, exige que sua própria sabedoria o interprete. O Espírito descreveu que Deus é o entendimento (Provérbios 8:14), razão de todas as coisas, quem acha ter sabedoria, deve saber que a prudência habita com ela (Provérbios 8:12), ela, a sabedoria, nasceu nos lugares celestes...”O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. “ (Provérbios 8:22-23)

Somente com a sabedoria do alto (Tiago 3:17), o homem é capaz de vencer as guerras, a sabedoria é exaltada pela confiança, Moisés quando viu o milagre da sarça que não se consumia, compreendeu pelas palavras que ouviu, que a sabedoria o acompanharia na caminhada pelo deserto, para o confortar diante da diversidade de perigos, para o instruir diante do avanço da morte. Como poderia Moisés suportar tantas blasfêmias, se a sabedoria não estivesse a seu lado, se o Espírito de Deus não estivesse sobre ele, ele não teria tido condições de governar sobre seiscentos mil homens, sem contar suas mulheres e crianças  (Êxodo 12:37).

E provando mais uma vez do poder de Deus, Moisés preparou sua estratégia para enfrentar os amalequitas, além de defender Israel, ele defendia também a honra de Deus. Israel estava sobre forte ataque, pediu o homem de Deus a seu fiel homem de confiança, Josué, para que escolhesse alguns homens para luta, enquanto ele estaria com a vara de Deus no alto de uma colina. Josué não fez outra coisa, senão ouvir a voz da sabedoria, que em todo o momento seria exaltada pela confiança.

A grande arma de Moisés estava nas mãos de Deus, como chegou a conclusão o pregador: “Pois a tudo isto apliquei o meu coração, fiz de tudo isto o objeto do meu exame e vi que os justos e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus...”Eclesiastes 9:1

A vitória estava com Deus, mesmo quando a carne cansou, necessitando ser amparada por outra carne. Outros dois homens que confiavam em Deus, e que esse mesmo Deus estava com Moisés, sustentaram os braços cansados do grande “general”, porque sobre ele estava o grande “MARECHAL”. Sem forças carnais, Moisés venceu pelas forças espirituais, não sozinho, o poder de Deus penetrou em cada músculo de Arão e Hur, também em cada investida de Josué contra os amalequitas. Vale lembrar da famosa oração de Eliseu para que Deus mostrasse ao seu servo, o poderoso exército que estava ao seu lado: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. “ 2 Reis 6:16-17

Santo é o nome de Deus!!

O modo como Deus se apresenta para lidar com as forças do mal, é algo que a sabedoria humana não pode compreender. Davi ganhou apenas com uma “humilde” funda a batalha contra o filisteu Golias, todavia, havia algo poderoso na frase que ele pronunciou antes de partir para cima do gigante: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado “(1 Samuel 17:45). Ezequias quando consultou a Isaías estava em pânico, os assírios estavam no seu encalço, a vitória no entanto foi inesquecível: “Portanto, assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma. Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR. Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. “ (2 Reis 19:32 a 35). Poderíamos ainda resgatar inúmeras vitórias, concedidas através da poderosa mão de Deus, da sabedoria que sempre esteve acompanhando seu escolhidos, mas talvez a derradeira já nos deixe por satisfeito, sendo ela o glorioso momento em que o Espírito de Elias, o homem de Deus por quem foi enviado fogo do céu (e a vida era mui preciosa), para consumir quem intentava contra sua vida (2 Reis 1:10-12), foi colocado com direito a porção dobrada sobre Eliseu (2 Reis 2:9).

Um coisa não podemos esquecer, que sem a sabedoria, é impossível dizer que está na companhia de Deus, muito tempo depois de Elias, quando ainda não tinham recebido o sopro do Espírito, Tiago e João desejaram que fogo do céu descesse, tal como ocorreu com o profeta, sobre alguns samaritanos que não receberam a Jesus, ao que a sabedoria respondeu-lhes: “Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. “ Lucas 9:55-56

Amados, a sabedoria salva todo o homem, a sabedoria batalha legitimamente, em favor da justiça e verdade. Moisés sabia qual Espírito estava sobre ele, o homem que pisou em terra santa (Êxodo 3:5), sabia que Deus era com ele, porque ouviu a voz de Deus:

“Certamente eu serei contigo...” Êxodo 3:12

Se Abraão foi chamado de amigo de Deus (Tiago 2:23), em Israel nunca mais se levantou alguém igual a Moisés, único homem que conheceu a sabedoria face a face (Deuteronômio 34:10).

Não se sabe se alguém contou aos amalequitas, a estratégia do grande comandante, de ficar com os braços levantados, até que a vitória de Deus fosse consumada, nem se sabe se eles entenderam o significado, talvez a única coisa que lembraram da derrota, foi uma mão poderosa executando o seu exército.

Irmãos, irmãs, a magnífica vitória dos israelitas é importante para sua vida, você faz parte dela, da igreja, da promessa. Deus apagaria futuramente a memória dos amalequitas, Moisés edificou um altar denominando-o: “O Senhor é minha bandeira."

Essa bandeira foi hasteada desde a glória, sendo o símbolo não somente de Israel, Jesus é agora a bandeira de Deus que tremula sobre a igreja. Quando as lutas contra a carne estiverem impossíveis de vencer, irmão (ã), de acordo a sua vontade a mão poderosa do Senhor se levantará, e como comemoração da vitória recebida, você então poderá testemunhar: “Jesus é a minha sabedoria. Jesus é minha bandeira.”

Deus esteja contigo.

Admin
Admin

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum