AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/on line: Atos 11 (fiéis a Deus de todo coração)

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: Atos 11 (fiéis a Deus de todo coração)

Mensagem por Admin em Dom Ago 04, 2013 5:46 pm





Palavra - Atos 11




Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus. Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor. Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia. Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor. Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio. Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia. E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo. Atos 11:19-30

Amados, a paz de Deus esteja sobre o coração feliz, também do aflito. Palavra escritas via computador são apenas um esforço pessoal, para proporcionar (de acordo a perfeita vontade de Deus) um refrigério para alma. A história bíblica é abrangente, superior em todos os sentidos, digna de inúmeros mistérios, acima as vezes da capacidade do homem compreender, senão pelas demonstrações de misericórdia, quando o Senhor dispensa informações para a igreja. A Bíblia não tem volume 2, ela é um único exemplar daquilo que o Senhor revelou através dos tempos, toda ela foi inscrita via inspiração, toda a virtude do primeiro escritor, foi repassada aos copistas, tradutores, que elaboraram as mais variadas traduções, não permitindo que através do tempo a “voz” de Deus deixasse de ser anunciada. Nessa fragmento escolhido para consolo das almas, o conteúdo expressa a perseguição dos cristãos, após a terrível morte do diácono Estevão, quando ele foi apedrejado, vindo a entregar o seu Espírito a Deus (Atos 7:59).

Os irmãos evangelistas se deslocaram para outras localidades, para anunciar a mensagem apenas para os judeus, outros foram para Antioquia, lá falaram a gregos “contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus”, e como diz a palavra, “..."como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "(Romanos 10:15), como é maravilhoso receber alguém calçado com o evangelho da paz (Efésios 6:15), ouvir e crer na palavra da verdade, receber o selo do Espírito Santo da promessa (Efésios 1:13), que é o amor de Deus derramado sobre nós (Romanos 5:5), ter o Espírito nos impulsionando para Cristo, e de Cristo diretamente para Deus. Isso aconteceu conosco irmãos, confirmando que sempre ouve alguém para falar, anunciar a graça de Deus, como Paulo declarou com toda alegria a igreja, “...embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo “ (Efésios 3:8). É maravilhoso enriquecer os corações com a mensagem verdadeira, alguém dirá “eu não tenho dom de evangelista”, não importa, quando abrimos nossa boca, isentos de qualquer divisão, mas como pessoas espirituais unidas a Cristo, isso também já se apresenta em grande estima diante de Deus.

A mão do Senhor estava sobre os discípulos, “muitos creram e se converteram ao Senhor”, o evangelho se alastrava poderosamente pela terra. Diletos, quão maravilhoso é ter a mão do Senhor atuando favoráveis a nós, mesmo diante da opressão, da iminente ameaça de morte, os homens escolhidos, confiaram que a mão de Deus estava ao lado deles, essas notícias chegaram a igreja em Jerusalém, que enviou Barnabé a Antioquia para ver o grandioso progresso da obra de Deus, ele então constatou o crescimento da graça, a alegria que tomou conta do seu coração, serviu para animar ainda mais a igreja, para que eles permanecessem fiéis ao Senhor, “de todo o coração”.

Bendito seja Deus! Os efeitos da fidelidade mantém o cristão próximo ao Senhor. Barnabé foi considerado um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, e assim anda mais pessoas foram acrescentadas ao Senhor, ao corpo de Cristo, a igreja. Barnabé levou essa alegria em seu coração, quando chegou a Tarso, compartilhou-a com Saulo (que é também Paulo), e este também foi convencido ao Espírito a ir para Antioquia. E assim durante um ano inteiro, eles permaneceram junto a igreja daquele local, ensinando a todos em Espírito. Diletos, o aperfeiçoamento do Espírito, é tudo o que desejamos para nossa vida, uma igreja ensinada por Deus, simboliza que além de experimentar, comprovaram a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Um momento único na história ficou registrado aqui, “...em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos” , aquela comunidade foi a primeira que reconheceu o poder do amor. Amados, que façamos também da nossa comunidade um lugar que seja lembrado pelo amor, pela comunhão do Espírito. Depois, dessa maravilhosa menção sobre os cristãos, cuja mão de Deus estava sobre eles, um profeta (Ágabo) profetizou uma grande grande fome sobre todo o mundo romano, o que de fato se cumpriu no reinado de Cláudio. Como o amor estava sobre a igreja, determinando suas ações, houve uma grandiosa coleta, uma ajuda entre irmãos, “cada um segundo as suas possibilidades”, no exemplo da viúva pobre (21:3), dedicou o que tinha para o próximo, sendo essas ofertas enviadas aos anciãos (presbíteros) pelas mãos de Barnabé e Saulo.

Que lição podemos tirar desses versículos? Que se a mão do Senhor estiver sobre nós, o Espírito estará nos revestindo, fortalecendo, animando e ensinando, sobretudo, com a abundância do amor, seremos ainda mais fiéis ao Deus que nos ama, totalmente protegidos pela couraça da sua justiça.

Deus esteja com todos.


-----

Data em que foi escrito o livro: Atos foi escrito em cerca de 62 A.D. Antioquia era a terceira cidade do Império Romano e a residência do governador romano na província da Síria. (Moody)

Admin
Admin

Mensagens : 2941
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum