AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/on line: Êxodo 15 ("...porque eu sou o SENHOR que te sara)

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: Êxodo 15 ("...porque eu sou o SENHOR que te sara)

Mensagem por Admin em Dom Ago 11, 2013 6:25 pm




Palavra - Êxodo 15




O grande milagre de Deus, o grande milagre de Deus! Sempre haverá para um povo escolhido uma passagem para libertação. Diletos, sempre haverá um milagre da parte de Deus para proteger seus escolhidos, um grande escritor escreveu, que sobre a passagem do povo israelita pelo mar, “...basta que saibamos que Deus, precisamente no exato momento, fez a passagem ficar livre para o seu povo poder atravessar; e exatamente no momento exato trouxe as águas de volta, de modo que o inimigo foi destruído.”

Após o grande milagre Moisés e o povo engrandeceram a Deus, a sua força, a sua salvação. Cantaram um cântico, um cântico que os grandes eruditos estudam, procurando estabelecer a época correta, outros, procuram negar o fato do grande milagre, para o cristão importa apenas, que somente pela fé nós podemos acreditar em Deus. O escritor do Êxodo escreveu, “o Senhor é minha força”, “o senhor é o seu Nome”, e fora dele não existe outro que poderia fazer assim, abrir passagem no meio de um grande mar, não havia outro que pudesse conceder proteção contra o inimigo. Moisés estava extasiado diante de tamanho poder, se por um momento os egípcios estavam perto de alcançar os israelitas, num só momento o Senhor afastou a lembrança de um novo cativeiro. O Senhor moveu o faraó contra os israelitas, para simplesmente dizimar com a sua posteridade, para que certamente Israel soubesse, que o povo a quem o Senhor ama, tem a garantia da sua mão a favor dele.


Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho. Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra. A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo; E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho. Êxodo 15:1-7
Diletos, o homem cuja pena escreve o livro, exalta com incomparável descrição, aquilo que realizou o Senhor. A movimentação da água para abertura de uma passagem, pode com toda certeza ter ocorrido numa simples respiração de Deus, no momento em que o inimigo achava ter certeza, que poderia retornar o povo para o Egito. Se o inimigo confiava em seus deuses, esqueceram das demonstrações do poder de Deus, quando o povo ainda estava em cativeiro. A santidade divina anula toda tentativa da injustiça, quando a água faz perecer o coração incrédulo, vemos que ali o Senhor executa o poder da purificação. Deus é guia do povo, o Deus das maravilhas, o Deus Salvador, Deus de força, “O Senhor é homem de guerra”, que através da sua presença, abrigou o povo de Israel debaixo da sua infinita comunhão.


E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar. O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá. Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas. O SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas? Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou. Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade. Êxodo 15:8-13
Irmãos, irmãs, a santidade de Deus nos acompanha, Jesus... A igreja também está amparada pelo Deus vivo, ele também está nos guiando neste mundo, nós que fomos salvos pelo sangue do seu amado Filho. Jesus Cristo é a tua força, que levará a ti até a habitação da santidade de Deus. Se Deus abriu o mar para proteger o povo, afundando o inimigo como o chumbo, ele também enviou Jesus, para abrir a porta que leva ao reino do céu. Se o povo foi encaminhado para uma terra prometida, muito mais agora o Filho de Deus, nos leva para um descanso eterno, “...Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus “ (Hebreus 4:9). Deus é incomparável em misericórdia, Jesus é força espiritual que atua sobre a igreja, Deus foi o guia de Israel, Jesus foi feito cabeça da igreja.

Moisés descreve que os povos da terra, ficaram sabendo sobre o grande milagre, todos eles pasmaram, “que povo é esse que anda sobre a terra, e que Deus é esse que os protege?. A mão do Senhor, o braço do Senhor, o Senhor estava conduzindo o povo, um organismo vivo, a perfeita representação da igreja, ele mesmo introduziria o povo na terra, no lugar separado por ele, estabelecido por sua mão, para ali estabelecer um reino eterno e perpétuo sobre a sombra do seu poder. Toda a poesia do Espírito é declamada através de Moisés, o milagre da sua proteção é novamente exaltado, como lembrança de coisas que ainda estariam por vir, das vitórias que ainda seriam conquistadas, da grande promessa que estaria para se cumprir.

Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia. Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã. Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste. Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. O SENHOR reinará eterna e perpetuamente; Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar. Êxodo 15:14-19
Israel foi povo adquirido, não somos nós também povo adquirido? Deus abriu passagem sobre as trevas para que o eleito enxergasse o Caminho:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. “ 1 Pedro 2:9-10

As mulheres também louvaram a Deus após a triunfante passagem, todavia, depois de algum tempo, alguns corações já começaram a esquecer do dia em que o mar se abriu. Quando faltou água, e quando as águas que encontraram eram amargas, as murmurações começaram contra Moisés. O Senhor providenciou um novo milagre, num só momento, o amargo se transformou em doce, a simples presença do Senhor. O único pedido do Senhor ao povo, foi para que perseverassem na retidão, com os ouvidos atentos as suas regras, se assim fizessem, para sempre seriam saudáveis. Diletos, o Senhor disse ao povo, “eu sou o que te sara”, sejam quais forem as feridas, o restabelecimento viria da parte de Deus, mesmo num deserto escaldante, rodeados dos mais ferozes inimigos, se confiassem no Senhor, o amargo sempre seria transformado em doce, um oceano de bençãos seria aberto para a nação escolhida.

Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas. Êxodo 15:20-27
Cremos que a caminhada com Cristo, ainda que sofredora, é edificante, porque acima de tudo ele venceu a morte. No deserto “... todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram ” (1 Coríntios 10:3-6), contudo, para nós que andamos em Espírito (Gálatas 5:16), não em carne, porque ela não nunca agradou a Deus (Romanos 8:8), Deus abriu a passagem para a vida eterna, se estivermos atentos a voz do Eterno, não deixando de buscar o caminho mais excelente, o Senhor Deus nos manterá imunes a enfermidade do pecado. Bendito seja o Senhor!!

Deus esteja com todos.


----

Êxodo: Data 1580 AC A 1230 AC."O Êxodo é sem dúvida o mais significativo livro já compilado sobre o nascimento de uma nação" (E.E.Flack).
---

Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum