AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Os dias da meninice diante do livro de Deus

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os dias da meninice diante do livro de Deus

Mensagem por Eldier Khristos em Sab Nov 30, 2013 1:56 pm





“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. “ 2 Timóteo 3:14-17

As antigas brincadeiras se transformaram...

Paulo escreve a Timóteo alertando que nos “últimos dias”, o combate contra a fé daria trabalho aos cooperadores de Cristo. Uma relação extensa de obras da carne é concedida pelo Espírito, dizendo o porque os homens de Deus teriam tanto trabalho.

O caráter dos infiéis (2 Timóteo 3:2-8):

 Porque haverá homens amantes de si mesmos;
 avarentos;
 presunçosos;
 soberbos;
 blasfemos;
 desobedientes a pais e mães;
 ingratos, profanos;
 sem afeto natural;
 irreconciliáveis;
 caluniadores;
 incontinentes;
 cruéis;
 sem amor para com os bons;
 traidores;
 obstinados;
 orgulhosos;
 mais amigos dos deleites do que amigos de Deus;
 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.


O grande conselho a Timóteo (e a igreja):

“ Destes afasta-te. “ (2 Timóteo 3:5)

O egoísmo do homem é colocado em evidência pelo Espírito, aos Romanos Paulo já havia orientado o afastamento desses tipos de homens, “tomem cuidado” com aqueles que querem construir um muro entre Cristo e a igreja, “Afastem-se deles” (Romanos 16:1).

Dizia Paulo que pessoas como tais não estavam servindo a Cristo, “...mas a seus próprios apetites.“(Romanos 16:18)

Contra essa inclinação demoníaca é o discurso de Paulo, se amam a si mesmo, não servem para pertencer ao corpo de Cristo. A comunidade dos gálatas o apóstolo declara, que todos foram chamados a liberdade, não voltassem então a dar ocasião a carne, pelo contrário, deveriam servir us aos outros em amor (Gálatas 5:13), afirmando com toda a autoridade, que toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo" (Gálatas 5:14). Aos Romanos é dito a mesma coisa: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".

"O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.” (Romanos 13:8-10)

Agora, se mordemos, devoramos, uns aos outros, o Espírito diz “cuidado” (Gálatas 5:15), desse modo estamos sujeito a nos destruirmos mutuamente.

“Vivam pelo Espírito”, dizia Paulo, somente assim não existe como satisfazer os desejos da carne.

O motivo:

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. “ (*Gálatas 5:17)

Ser guiado pelo Espírito é a resolução dos problemas, a lei do Espírito, difere da lei do pecado, graças a Deus por Cristo Jesus nosso Senhor.

Tabela comparativa do Espírito entre as obras da carne e o fruto do Espírito:


→ Obras carne: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

- Fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Quem pertence a Cristo conhece o fruto do Espírito, crucifica a sua carne, para viver em Espírito, andar pelo Espírito, como disse Jesus a samaritana: “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). O conselho de Paulo a Timóteo diz exatamente isso, “filho viva pelo Espírito, adore em Espírito, e em verdade”. Como exorta um filho, Timóteo deveria se afastar dos homens corruptos, cuja amizade com o mundo tinha mais valor, do que uma relação espiritual com o Pai.

“Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. “ Tiago 4:4

É no íntimo que o Senhor nos fortalece (Efésio 3:16), a aparência exterior expressa as vontades da carne, o poder de Deus por meio do seu Espírito, não atua de fora para dentro, ao contrário, ele transfigura o velho homem. Onde a eficácia da piedade está ausente, o Filho de Deus não se reúne. Os perigos dessa anti conduta cristã, estava presente nos lares da época, sem o conhecimento de Cristo, por causas destes homens, também as mulheres permaneciam carregadas de pecados, sem jamais terem contato com o conhecimento da verdade.

Paulo relembra as ações de Janes e Jambres, que resistiram a Moisés, semelhante na igreja, são aqueles que resistem ao evangelho, de longe já estão banidos quanto a fé. Timóteo deveria continuar avançando, através dessa aula espiritual, ele deveria continuar adepto a doutrina que havia aprendido, o modo de viver cristão apresentado por Paulo, que mesmo com tantas perseguições e aflições, o Senhor o havia livrado de todas (2 Timóteo 3:11).

A grande promessa é que também a todos, que piamente querem viver em Cristo, padecendo perseguições o Senhor também livrará, enquanto os homens maus irão de mal a pior.

O conselho a Timóteo, é permanecer unido ao que aprendeu, sabendo de quem aprendeu. É uma pena que muitos de nós, na nossa meninice não fizemos como o jovem cooperador, iniciamos uma leitura bem tardia da Escritura, quanto arrependimento houve em muitos corações, pelo desprezo apresentado aquilo que poderia muito antes, nos fazer sábios para salvação. Hoje, qual é o menino, menina, que dedica sua vida a leitura cristã, pais leem histórias a seus filhos, nem sempre história cristãs. A Escritura é um mero enfeite nas residências, aberta em algum salmo. As ocupações na meninice difere em todas as épocas, mais importante é a preparação para um dia cursar uma faculdade, vemos constantemente jovens, com suas apostilas na mão, passando os últimos detalhes antes das provas, realmente isso é importante, ainda que seja algo transitório. Timóteo deveria permanecer atado a fé, sua leitura da Escritura não deveria ser considerada vã. Talvez na atualidade, faltem mestres para ensinar, o equilíbrio entre as coisas do Espírito e as coisas que a carne necessita para sobreviver, ainda não foi encontrado, somente acontecendo quando a fé surge nos corações. Desde a meninice saber a mensagem das sagradas Escrituras é um conselho fantástico, adquirir a sabedoria da salvação pela fé, deveria ser o regozijo de todo homem, não que todos desde que aprenderam a ler, seus olhos e mente se interessaram pelo livro de autoria do Espírito, entretanto, claro que houve algum menino que aprendeu e permaneceu no que aprendeu.

Aos doze anos o Filho de Deus já impressionava o mundo (Lucas 2:42), Timóteo deve ter lido muitas vezes sobre as profecias que falaram sobre ele, quando Paulo surgiu pregando o evangelho, tudo imediatamente fez sentido, ainda que houvesse enganadores a sua volta, o proveito da leitura divina o ensinou a ser perfeito. Escrita pelo Espírito o poder da Escritura é exaltando por Paulo, ela tem poder para executar várias ações, tendo a justiça em comum.

O principal motivo pelo qual ela foi escrita:

“ Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. “ 2 Timóteo 3:14-17

Quem está inteirado no que Deus escreveu, além de obreiro aprovado, é hábil manejador da palavra (2 Timóteo 2:15). A juventude de Timóteo não seria nenhum problema, desde que ele fosse um exemplo na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Paulo pediu que ele se dedicasse a leitura pública da Escritura (2 Timóteo 4: 12-15), sendo diligente em todo o tempo, dedicando inteiramente sua vida a ela, para que seu progresso fosse visível a igreja como forma de confiança.

Outro fabuloso conselho:

“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. “ 2 Timóteo 4:16

Em cada ponto da Escritura a sua autoridade é confirmada, não existe nenhuma divagação, afinal, homens fiéis não se dedicam a escrever para si mesmos, escrevem para edificar outros corações. Homens fiéis não são egoístas, profetas escreveram sobre a graça (1 Pedro 1:10-12), sabendo que outros tocariam a palavra da vida (1 João 1:1). Homens fiéis foram chamados antes de serem formados no ventre de suas mães (Jeremias 1:5), o próprio apóstolo Paulo foi um exemplo disso “...Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça” (Gálatas 1:15), antes da manifestação do Senhor Jesus no caminho de Damasco, foi instruído por Gamaliel, sendo rigorosamente zeloso, tão zeloso que perseguia os adoradores de Cristo, “... prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão” (Atos 22-17), uma forte luz vinda do céu deu sentido as palavras lidas desde a meninice, quando ouviu a voz do Filho de Deus, ele compreendeu que deveria mudar de lado, avançar em direção a realidade, abandonando as sombras.


Hoje, quando olho para meu filho de 9 anos, cuja Sagrada Escritura, ainda é apenas um livro estranho de histórias sobrenaturais, fico imaginando o dia em que a luz irá começar a brilhar, e o milagre da vida tomar forma no seu interior...

Graça e paz

Eldier.

Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 657
Data de inscrição : 10/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum