AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






O amor de Deus contra-ataca a injustiça (profeta Obadias)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O amor de Deus contra-ataca a injustiça (profeta Obadias)

Mensagem por Admin em Seg Jan 27, 2014 6:34 pm





“Visão de Obadias. Assim diz o Soberano, o SENHOR, a respeito de Edom: Nós ouvimos uma mensagem do SENHOR. Um mensageiro foi enviado às nações para dizer: “Levantem-se! Vamos atacar Edom! ” Obadias 1:1

Profeta Obadias, um dos profetas menores, isso todos sabem, mesmo assim suas palavras sem o Espírito são totalmente misteriosas. Deus fala a respeito de um inimigo, Edom, descendentes de Esaú, aquele mesmo que se revoltou contra Jacó. Um mensageiro, quem é o mensageiro?Não está declarado. O ataque principal é contra Edom, a nação será julgada. É Deus quem está falando, Obadias é o canal transmissor do Espírito, o que as palavras de Obadias tem haver com os tempos atuais? A igreja também tem muitos inimigos, uma coisa é certa, o soberano Deus de Israel, é o mesmo protetor daquele época, somente dele provém a mensagem de livramento.

“Veja! Eu tornarei você pequeno entre as nações. Será completamente desprezado! A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos montes; você que diz a si mesmo: ‘Quem pode me derrubar? ’ Ainda que você suba tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, dali eu o derrubarei”, declara o SENHOR. “ Obadias 1:1-3

Obadias diz, assim fala o Senhor, Edom será insignificante, sua arrogância pesará contra, seu coração dá testemunho de suas atitudes insanas, realmente o ódio se perpetuou desde de sempre, os edomitas se aliaram a outros povos contra Israel, Jacó sempre sofreu com os ataques, de um povo que deveria ser irmão. Obadias descreve a morada dos edomitas, seu esconderijo, onde eles se achavam livres da presença de Deus, quem estará livre quando se coloca contra o Senhor? o Senhor efetuará o julgamento esteja onde estiver. Os edomitas eram petulantes, quem não reconhece Deus e o seu poder, julga tem poder maior, um terrível engano. A voz do Senhor ecoa destrutiva, não importa a altura, Edom cairá diante de seus pés. Se o povo está sendo oprimido, se quem estava atacando se achava invencível, eis que Deus está declarando que não é bem assim, sua obra tem uma planejamento desde a eternidade, fiéis estão esperando pela sua redenção, homens que já não mais existem, dormiram esperançosos que o Senhor sempre providenciaria o livramento, mesmo diante da desobediência, os caminhos do Senhor sempre continuaram justos.

“Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam. “Oséias 14:9

“Se ladrões o atacassem, saqueadores no meio da noite — como você está destruído! — não roubariam apenas quanto achassem suficiente? Se os que colhem uvas chegassem a você, não deixariam para trás pelo menos alguns cachos? Entretanto, como Esaú foi saqueado! Como foram pilhados os seus tesouros ocultos! Empurram você para as fronteiras todos os seus aliados; enganam você e o sobrepujarão os seus melhores amigos; aqueles que comem com você lhe armam ciladas”. E Esaú não percebe nada!” Obadias 1:5-7

Lá onde Edom se achava protegida, nos lugares mais altos (Monte Seir), a operação de Deus facilitaria o acesso dos ladrões, a nação arrogante era conhecida por serem ladrões e assaltantes (Moody), assim igualmente seria atingida, tal como procediam, receberiam do mesmo castigo. Obadias despeja palavras poderosas contra os edomitas, diante de Deus Edom  ficaria totalmente desprotegida, perante as nações Deus exporia toda a sua fragilidade. Como é glorioso enxergar nas linhas escritas por Obadias, a magnitude do poder celestial, que estava expondo Edom ao mundo, de um modo que ela nunca imaginou, pois estava arraigada em sua própria ignorância. A operação de Deus é tão eficiente, que os edomitas nada percebem, sendo sua nudez rapidamente revelada. Ironicamente os aliados, os amigos, se poriam contra Edom, aqueles em que ela tanto confiava, seriam seus próprios acusadores, tudo isso por determinação e execução divina. É importante para o crente conhecer Deus, quem o ama, tem a seu favor sua benignidade, sabe que ainda que se levantem muitos males, maior é o bem que o Senhor pode fazer.

“Naquele dia”, declara o SENHOR, “destruirei os sábios de Edom, e os mestres dos montes de Esaú. Então os seus guerreiros, ó Temã, ficarão apavorados, e serão eliminados todos os homens dos montes de Esaú. Por causa da violenta matança que você fez contra o seu irmão Jacó, você será coberto de vergonha e eliminado para sempre. No dia em que você ficou por perto, quando estrangeiros roubaram os bens dele, e estranhos entraram por suas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, você fez exatamente como eles. Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado com a destruição do povo de Judá; não devia ter falado com arrogância no dia da sua aflição.” Obadias 1:8-12

Um povo sempre se julga sábio, ele sempre se baseia, que os seus são melhores, capazes de ultrapassar qualquer entendimento. Edom certamente fazia muitos planejamentos, Obadias passa a compreensão, de que a confiança era tão imensa, que eles desprezavam qualquer outra forma de sabedoria, principalmente a divina. Se Edom se achava uma máquina de guerra, contra sua cidade Temã, uma grande fortaleza, Deus promoveria grande pavor contra os guerreiros, providenciando sua imediata eliminação, que mensagem aterradora da parte de Deus. Um povo sempre confia no seu potencial, Esaú sempre perseguiu Jacó, aqui o julgamento é rápido, todos os feitos contra os descendentes de Jacó seriam vingados.

Vergonha! Grande vergonha! A nação seria coberta de vergonha, justo ela, que se achava coberta de poder. Edom nunca socorreu Israel, viu seus inimigos fazerem o mal, sempre se deliciando com a desgraça. Ainda que fossem irmãos, riu quando estranhos invadiram a cidade santa, Jerusalém, não parecendo ter o mesmo sangue, bem está escrito em hebreus (Hebreus 12:16-17), que nenhum de nós tenha a mesma atitude de Esaú, Deus já sabia no que transformaria seu coração, sabia que um dia ele haveria de chorar, por nunca ter conseguido a sua benção. Realmente Esaú considerou que ser rebelde e displicente junto a Deus, seria para ele a melhor das decisões, não é uma questão de misericórdia, é questão de caráter e obediência, afinal ele tinha correndo nas veias o mesmo sangue de Isaque. Deus não altera sua decisão quando o mal já está consumado, até podem existir as lágrimas, nunca porém a sinceridade.

Obadias revela até mesmo o olhar de satisfação de Esaú, diante da desgraça de seu irmão Jacó,   seus descendentes mantinham na íntegra a conduta da semente de Esaú, ao que o Senhor repele prontamente, “você não devia ter olhado, nem se alegrado com a destruição, nem ter falado com tamanha arrogância”, enquanto Judá sofria, os habitantes de Edom regozijavam, que lástima. As olhos do Deus da misericórdia, tal violência era uma afronta pecaminosa, ainda que Jacó tenha enganado Esaú, inexplicavelmente houve um momento para perdoar, tudo isso entendemos da parte de Deus.

“Não devia ter entrado pelas portas do meu povo no dia da sua calamidade; nem devia ter ficado alegre com o sofrimento dele no dia da sua ruína; nem ter roubado a riqueza dele no dia da sua desgraça. Não devia ter esperado nas encruzilhadas, para matar os que conseguiram escapar; nem ter entregado os sobreviventes no dia da sua aflição. “Pois o dia do SENHOR está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você. “ Obadias 1:13-15

Edom como as nações inimigas, também saqueou Jerusalém, a clareza das palavras de Obadias confirma, que no dia da calamidade, houve participação ativa dos edomitas, que não somente saqueavam, como se alegravam com o saque de outras nações, essa ação decretou a sentença que condenou a nação, não deviam ter se alegrado, nem roubado no dia da desgraça. Não é o Senhor que promove a ira, são os rebelados que a provocam, as duas nações nasceram do mesmo ventre, como podê uma odiar tanto a outra, a quem a promessa foi confirmada, novamente estejamos cientes, que do Senhor provém coisas inexplicáveis, como a escolha de Jacó e o repúdio a Esaú. Aqui Obadias faz denúncia dos pecados dos edomitas, descendentes de Esaú, que praticaram a traição, não deixando chance alguma a Judá, seja na cidade ou nas encruzilhadas, a morte encontrava a muitos, a aflição permanecia constante.

O Espírito declara que o Senhor estava próximo, inclusive com data marcada para aparecer, “como você fez, assim lhe serão feito”, a maldade plantada estava prestes a conceder frutos.

Como Deus podê ter amado tanto Jacó a ponto de desprezar Esaú, será por este motivo que agiam assim? Deus sempre explicou seu motivo, é por promessa, certamente nasceram do mesmo ventre, Deus escolheu Jacó, embora Isaque desejasse que fosse Esaú, alguma injustiça nisso? Temos direito de contestar o plano de Deus?

“Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. “ Romanos 9:16

“Assim como vocês beberam do meu castigo no meu santo monte, também todas as nações beberão sem parar. Beberão até o fim, e serão como se nunca tivessem existido. Mas no monte Sião estarão os que escaparam; ele será santo e a descendência de Jacó possuirá a sua herança. A descendência de Jacó será um fogo, e a de José uma chama; a descendência de Esaú será a palha. Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da descendência de Esaú”, declara o SENHOR. Os do Neguebe se apossarão dos montes de Esaú, e os da Sefelá ocuparão a terra dos filisteus. Eles tomarão posse dos campos de Efraim e de Samaria, e Benjamim se apossará de Gileade. Os israelitas exilados se apossarão do território dos cananeus até Sarepta; os exilados de Jerusalém que estão em Sefarade ocuparão as cidades do Neguebe. Os vencedores subirão ao monte Sião para governar a montanha de Esaú. E o reino será do SENHOR.  Obadias 1:16-21

Infelizmente fizeram mal a Judá, no monte do Senhor beberiam do seu castigo, quanto as outras nações ficariam para sempre embriagadas pelo castigo, este jamais iria se retirar, vale ressaltar o quanto são poderosas as palavras de Obadias. Como é maravilhoso existir para o Senhor, ser notado pelos seus olhos de bondade, não seria assim para as nações inimigas, essas nunca mais seriam notadas.

Os juízos do Senhor sempre se basearam na justiça, não no capricho ou na vingança. (Moody)

Edom provou do seu castigo, a história conta que Edom, foi expulsa do seu antigo lar, sendo finalmente destruídos com os judeus em 70 d.C por Tito, o general romano (Moody). Concluindo Deus sua poderosa operação, a consolação seria derramada sobre Judá, Obadias prevê um grande livramento no santo monte, a sustentação da promessa a descendência de Jacó.

Eis a grande fórmula divina:

Jacó seria o fogo.
José seria a chama.
Esaú a palha.

“Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da descendência de Esaú”, declara o SENHOR. “

Não é a vingança a coisa mais notória em Obadias, a justiça e o amor, ganham muito mais destaque. Nos derradeiros versículos, Deus declara os territórios que serão ocupados pelos israelitas, vemos que se no princípio havia somente destruição, agora os que retornavam do cativeiro tinham promessas de inúmeras vitórias.

“ Os vencedores subirão ao monte Sião para governar a montanha de Esaú. E o reino será do SENHOR. “ Obadias 1:1-21

Os vencedores...

Obadias declara o julgamento, a sentença, a vingança, o livramento, a purificação. A arrogância de um povo deu lugar a sua derrota, o povo que sofria com a derrota recebeu a exaltação, aqui sobretudo, somos capazes de enxergar o amor de Deus, o amor que é sobre todas as coisas.


Esta foi a grande visão de Obadias e outros profetas – que o Senhor será o Rei de Israel e que do Monte Sião ele governará o mundo. (cons. Zc. 14:9-11). (Moody)

Admin
Admin

Mensagens : 3212
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum