AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/on line: Naum 1 ("O SENHOR é bom")

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: Naum 1 ("O SENHOR é bom")

Mensagem por Admin em Dom Fev 02, 2014 4:42 pm

Palavra - Naum 1



Graça e paz irmãos e irmãs.


Eu creio que essas palavras, são de autoria do Espírito, eu como ser humano, amo ao meu próximo porque Deus me ama, se escrevo não escrevo como autor, se tenho algum dom, ele não existe senão para edificação da igreja, sendo assim, escrevo em NOME de Deus (1 Pedro 4:10), não para ter algum crédito, mas para honra dele, para consolo do próximo.

Que você sinta a consolação do alto! Bendito seja Deus.

Toda a Escritura serve para consolo da alma (Romanos 15:4), Deus sempre falou com a igreja (Hebreus 1:1), se benção ou castigo, sempre dependeu da situação do coração, perto ou longe de Deus justificam a recompensa de cada um, considerando que Deus sempre esteve perto, enquanto em vários momentos o povo preferiu a companhia da insensatez. Naum é o sétimo dos profetas, se com Jonas Nínive não foi destruída, na sua época isso se concretiza, numa data entre 612 a.C. e 663 a.C. O motivo pelo qual Deus executa seu designío? A crueldade do império assírio, não se esquecendo que o próprio povo escolhido, também se encontrava afastado dos justos caminhos do Senhor, motivo pelo qual foi levado em cativeiro pelos povos inimigos, entre eles os assírios.

Diletos, Deus sempre protegeu a igreja, vivemos numa época em que os homens extinguem a presença do Espírito, quase inexistindo quem diga a verdade. Grande parte corre através de soluções imediatas para seus problemas, querem a todo custo que Deus marque uma data para a consolação, sem saber que não é assim que Deus age, por isso na falta de alguém explicar sobre a pessoa de Deus, criam-se exércitos de pessoas despreparadas e desamparadas da verdade. E quanto a você meu querido (a) se julga despreparado (a) e desamparado (a)? Nenhum de nós passou e nem passará por cativeiros parecidos com o que Israel foi acometido, quando nações poderosas infligiram castigos cruéis, ao povo que Deus escolheu para amar. Isso ocorreu quando seus corações esqueceram de quem era o Senhor, quando quiseram lembrar da sua existência, já se encontravam em terras impenitentes, sem direito a qualquer consolo. Nem mesmo longe da sua terra, Deus deixou de visitar o seu povo, profetas como Ezequiel e Daniel, sentiram a presença do Senhor, a sua providência, receberam as promessas preciosas de livramentos futuros, quando em visões o Senhor se apresentou para eles.

Aqui a palavra escolhida para o seu coração, são as palavras de Deus ditas a Naum, o profeta direciona seu discurso para o império assírio, sua capital Nínive. Aqui diletos, existe o consolo do Senhor, aqui se descreve o poder de Deus, na reversão de situações impossíveis, quando já não existe uma fagulha de esperança. O Espírito revela que Deus é zeloso e vingador, se alguém imagina que o mal perdura para sempre, Deus projeta os meios para exterminá-lo. Ainda que a igreja seja grandemente perseguida, o Senhor toma a vingança por ela, julgando e exterminando com justiça os seus inimigos, não foi assim com Nínive? Essa palavra vai consolar seu coração irmão, irmã, o profeta revela que “o Senhor é tardio em irar-se”, quer dizer, no momento exato ele age em favor dos escolhidos, o culpado não permanece para sempre, nem poderia, ele na sua arrogância reina pensando que nunca será deposto, glória ao Senhor, o único rei que permanece para sempre assentado no terceiro céu (Habacuque 2:20). Se os homens se acham temíveis, Naum apresenta aquele cujo caminho é aberto na tormenta e na tempestade, cujas nuvens recebem o pó de seus pés. Naum apresenta o grande Criador, como no Gênesis ele é apresentado, aquele que em sete dias criou tudo o que vemos, que até mesmo a natureza coloca a disposição do justo, ora, não foi ele mesmo que abriu o mar, enviou a chuva, parou o sol? Sim, é esse que Naum apresenta ao povo, o único que a natureza reconhece como Criador.

Para um povo sem esperança, o profeta desperta a autoridade de Deus, ainda que os povos inimigos se apresentem invencíveis, eles não são capazes de repreender o mar, esgotar os rios, tornar lugares outrora símbolos de fertilidade, como Basã, Carmelo, Líbano, totalmente desoladores. Deus é a causa de todas as coisas, ele como governante supremo, tem o poder de transformar as coisas que criou, porque elas lhe são sujeitas.

Irmão, irmã, aquele a quem você teme, não desconfiando, diante dele os grandes montes tremem, os pequenos se derretem, a própria terra se levanta, “e o mundo, e todos os que nele habitam.” Quem é portanto Nínive? Será o império assírio maior que Deus? Eles não pararão diante do furor de Deus, nem persistirão no calor da sua ira, o fogo consumidor (Hebreus 12:29). Não são todos os homens que reconhecem a benignidade divina, ah! Meu caro irmão, tenha em mente, que “o Senhor é bom”, ele sempre será a sua fortaleza, quantas foram as angústias, tantos foram os resgates de Deus, porque ele te conhece irmão, irmã, ele concedeu o seu Filho ao mundo para salvação. Deus conhece cada coração, sabe quem nele confia, a boca de N a u m exalta a presciência do Senhor, ele desconhece o possuidor da dúvida, não pode resgatar alguém cuja fé é vã. O povo nem sempre reconheceu, que somente a bondade do Senhor salva. Como uma inundação que não se pode deter, quando enchem-se os rios, causando incrível destruição, assim o Senhor se apresentaria, estava confirmado o seu decreto, ali haveria ausência de luz, porque até mesmo elas obedecem o Criador, as trevas seriam predominantes contra os inimigos. Quem é o insano que pode pensar algo contra o Senhor? Uma vez apenas seria suficiente, Deus não falaria duas vezes, a angústia consumiria a todos. Poderiam até tentar resistir, contudo seriam incapazes, como o espinho e a palha diante do fogo, o golpe do Senhor seria irreparável, os assírios seriam totalmente consumidos, beberiam do cálice da justiça divina, na ação divina estariam totalmente embriagados, sem disposição para esboçar nenhuma reação.

Fim absoluto da injustiça. Amados, quem de nós não deseja a justiça, pedimos e clamamos, mais interessante é compreender o que disseram os santos homens, aquilo que Deus falou por intermédio deles, fazendo tais coisas, nosso homem interior será fortalecido, pela fé sentiremos a presença de Cristo em nossos corações. N a u m escreveu para à igreja, sua mensagem não foca apenas a destruição de um povo cruel, sua mensagem revela a exata medida do Senhor, sua benignidade para com outro povo, ainda que este estivesse também cheio de pecados, a palavra de Deus estava sustentando uma promessa, feita a um homem que foi considerado seu amigo (Tiago 2:23). Não estamos de pé senão pela proteção divina, sua justiça sustenta a igreja contra os piores inimigos, e ele se mantém fiel mesmo quando alguns são infiéis.

Uma mensagem é dita, alguém maquinou o mal contra o Senhor (alguns eruditos afirmam ser o rei Senaqueribe), como se pudesse prosperar na sua conspiração (na verdade ele caiu diante de Deus). Os poderosos arrogantes sempre negam a existência de Deus, eles se colocam totalmente superiores, como se pudessem atacar e se esconder do Senhor, contudo, diz o profeta, “por mais seguros que estejam, e por mais numerosos que sejam, ainda sim serão exterminados”, aquele que projetou o mal passará, a nação afligida de Israel, não mais será, Deus não é nacionalista, ele é justo, sustentador fiel da sua promessa. O sofrimento será quebrado, o jugo da Assíria, o romper dos laços se aproxima, a redenção e vitória está sendo realçada para Israel.

O Deus dá justiça não deixaria semente alguma para a nação impenitente, ela jamais brotaria novamente, é poderosa a profecia de N a u m, o extermínio de uma raça é anunciado (seriam destruídos pelos medos e babilônicos), também suas casas contendo deuses seriam exterminadas, ali mesmo seria enterrada por causa da sua maldade (Senaqueribe morreu assassinado pelos seus filhos quando estava adorando). Deus é o oposto da maldade, onde ela existe, ele cria um caminho para o bem, ainda que você não esteja enxergando irmão, irmã, essas palavras são consoladoras, pois agora você sabe que somente Deus pode exterminar o mal.

Bendito seja Deus! A mensagem das boas, o anúncio da paz enfim, chegará ao povo de Judá, como também um dia a mensagem de Cristo, chegou aos nossos corações, ao seu coração. Como é bom ouvir boas novas de esperança, que haverá paz em nossa vida, depois de tantos momentos turbulentos, pelos quais alguns de nós passaram. O Espírito é realmente o consolador da alma, pense um só momento amados, o período desolador que atingiu Israel, e a alegria que houve quando chegaram os pés trazendo esperança. A ordem é maravilhosa, “celebra, ó Judá”, a liberdade de servir ao único Deus (a sua lei) estava de volta, porque a promessa de exterminar os ímpios seria cumprida com a destruição dos assírios.

Celebra irmão, celebra irmã, Cristo é a tua liberdade, os pés do Filho de Deus trouxeram boas novas e principalmente a paz que não havia. Considere todas as coisas, antes de pensar que o Senhor não está contigo, ele sempre consolou Israel e Judá, mesmo na desobediência, o mal não prosperou, somente em Deus existe capacidade para governar o mundo, governar através da justiça. Na igreja Deus é a cabeça de Cristo, que é a cabeça da igreja, por ele somos governados, ainda que você já saiba dessas coisas, é importante lembrar, que essa liberdade foi conquistada por preço de sangue. Nada mais se fala de N a u m, importa que ele disse a verdade. A verdade que hoje está perante ti irmão, irmã, é a mesma verdade, a verdade que vem de Deus, toda vez que a igreja é atacada, a verdade nos defende, nós que somos povo do Senhor, herdeiros conforme a promessa.

Os assírios passaram, não resistiram, e pensar que houve um dia, que outro profeta (Jonas) achou que veria a destruição dos ninivitas em seus dias, realmente os planos de Deus estão acima da razão.

Deus abençoe você irmão.

Deus abençoe você irmã.

Bendito seja Deus! Amém.

Advertência contra Nínive. Livro da visão de Naum, de Elcós. O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos. O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés. Ele repreende o mar e o faz secar, faz que todos os rios se sequem. Basã e o Carmelo se desvanecem e as flores do Líbano murcham. Quando ele se aproxima os montes tremem e as colinas se derretem. A terra se agita na sua presença, o mundo e todos os que nele vivem. Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele. O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam, mas com uma enchente devastadora dará fim a Nínive; expulsará os seus inimigos para a escuridão. O SENHOR acabará com tudo o que vocês planejarem contra ele; a tribulação não precisará vir uma segunda vez. Embora estejam entrelaçados como espinhos e encharcados de bebida como bêbados, serão consumidos como a palha mais seca. Foi de você, ó Nínive, que saiu aquele que trama perversidades, que planeja o mal contra o SENHOR. Assim diz o SENHOR: “Apesar de serem fortes e numerosos, serão ceifados e destruídos; mas, você, Judá, embora eu a tenha afligido, não a afligirei mais. Agora vou quebrar o jugo do seu pescoço e arrancar as suas algemas”. O SENHOR decreta o seguinte a seu respeito, ó rei de Nínive: “Você não terá descendentes que perpetuem o seu nome. Destruirei as imagens esculpidas e os ídolos de metal do templo dos seus deuses. Prepararei o seu túmulo, porque você é desprezível”. Vejam sobre os montes os pés do que anuncia boas notícias e proclama a paz! Comemore as suas festas, ó Judá, e cumpra os seus votos. Nunca mais o perverso a invadirá; ele será completamente destruído. “ Naum 1-1-15

Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum