AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






A Palavra mais importante da Bíblia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Palavra mais importante da Bíblia

Mensagem por Eldier Khristos em Qua Mar 12, 2014 7:36 pm







Certa vez, ledo num devocional há muitos anos atrás, li essas linhas maravilhosas:


“Qual é o livro mais importante do universo? A Bíblia.
Qual livro dentro da Bíblia é o mais importante? Romanos.
Que capítulo de Romanos é a mais importante? Capítulo 3.
Qual parágrafo em Romanos 3 é o mais importante? Versos 21-26.
Qual verso nesse parágrafo é o mais importante? O versículo 25.
Que palavra no versículo 25 é a mais importante? Propiciação ". .


Isso é digno de nossa contemplação reverente. Temos feito isso? Conhecemos seu significado? Amamos seu significado? Sem isso temos Evangelho?


“...Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus” - Romanos 3:25

Portanto, a palavra mais importante, no versículo mais importante, no parágrafo mais importante, do capítulo mais importante, do livro mais importante, dentro do livro mais importante do universo, é propiciação . Propiciação é o sacrifício que aplaca, satisfaz, afasta a Ira de Deus!! Como então a ira de Deus pode ter sido banida dos púlpitos. Como entender a partir daí o sacrifício do Filho de Deus – a Bíblia mostra que sem essa clara compreensão, você não tem base para falar do amor de Deus, pois ela define o amor de Deus em termos da propiciação.

A definição do amor de Deus oferecida por João é: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” - 1 João 4:10

Essa é a razão pela qual Cristo veio ao mundo – Propiciação: “Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.” - Hebreus 2:17
Propiciação é central na fé Bíblica, no Novo Testamento...

O amor de Deus,
A encarnação do Filho,
O significado da cruz,
A intercessão celestial de Cristo,
O caminho da salvação,

Tudo deve ser explicado em termos de propiciação – é isso que os Apóstolos fazem. O evangelho que não tem como centro a propiciação – ou seja deixa Ira de Deus de fora – é outro evangelho diferente do pregado no Novo Testamento – e fica sem base para definir o amor de Deus, a encarnação do Filho, o significado da cruz, a intercessão de Cristo... todo o caminho da salvação.

Isso é tão forte em nossos dias, que muitos traduções tem tirado a palavra propiciação onde ela aparece, e trocado ela por outras como – mancha, expiação... existe diferença? Existe e ela é abissal – expiação significa apenas a metade do que é a propiciação. Expiação é a ação que tem o pecado como objeto – denota cobertura – o afastamento ou a extinção do pecado de modo que ele não mais constitua barreira a comunhão com Deus. – Na Bíblia, entretanto, a propiciação denota tudo o que a expiação abrange e mais a pacificação da Ira de Deus.


A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé” (Rm 3.25).


Nada é tão inescrutável ou tão maravilhosamente eficaz como o sacrifício vicário de Cristo, realizado de uma vez por todas, para propiciar a ira de Deus. Tão terrível foi essa ira que até mesmo Cristo, que conhecia todas as coisas, quando estava para tomar o cálice da ira, disse: “A minha alma está profundamente triste até à morte” - Marcos 14.34.

Na sua exposição de Isaías 53. 10: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar”, Thomas Manton (1620-1677) disse: “Então, aprenda:

(a) a total impiedade do pecado, custou a Cristo uma vida de sofrimento, – uma dolorosa, vergonhosa, amaldiçoada morte e uma incrível com- preensão da ira de Deus, a fim de reconciliar pecadores;

(b) O temor da ira de Deus fez com que Cristo morresse;

(c) a extensão das nossas obrigações para com Cristo fez com que Ele condescendesse em suportar a ira de Deus;

(d) devemos estar prontos a sofrer qualquer coisa por Cristo. Visto que Ele suportou a ira de Deus por nossa causa, não suportaremos a ira dos homens por causa de Cristo?”

Propiciar (do latim propitiare) significa apaziguar - Deus é propiciado no sentido em que sua ira é removida.

A dádiva de Cristo como nossa propiciação é a mais completa expressão do amor de Deus. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu filho como propiciação pelos nossos pecados“ (1Jo 4.10). Aqui está o amor eficaz, um amor determinado a salvar, um amor que foi tão longe, a ponto de transferir a ira dos que a mereciam para Aquele que nos amou de tal maneira que somente Ele estava preparado a suportá-la.


Sem isso você não tem base para o evangelho. Sem isso você não tem evangelho nenhum!!
Postado por Josemar Bessa


Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 657
Data de inscrição : 10/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum