AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






E dizer que o Senhor falou: "Não façam isso"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

E dizer que o Senhor falou: "Não façam isso"

Mensagem por Eldier Khristos em Seg Mar 24, 2014 5:56 pm




Baseado em 2 Reis 17

Oséias, rei de Israel, o sujeito pagava tributo ao rei da Assíria, do outro lado conspirava com o faraó do Egito. Está escrito que Oséias não era tão pior que os reis anteriores, nem por isso foi um rei tão bom, principalmente em submeter-se a vontade do Senhor. Por sua conspiração foi lançado na prisão, seu reino foi invadido, seu povo deportador para Assíria.

O motivo:

“ Tudo isso aconteceu porque os israelitas haviam pecado contra o Senhor seu Deus, que os tirara do Egito, de sob o poder do faraó, rei do Egito. “ 2 Reis 17: 7

Os israelitas deixaram o Deus vivo, para se dedicarem aos deuses mortos, seguiram os costumes de outras nações, que o Senhor já havia expulsado diante deles, abandonando tudo o que Deus havia deixado para que tivessem vida. Eles praticaram o mal "secretamente" contra o Senhor, até mesmo altares idólatras foram construídos, comprovando a distância que estavam do caminho da verdade. Queimaram incenso nos altares idólatras, como faziam as outras nações, provocando a ira do Senhor.

“ Prestaram culto a ídolos, embora o Senhor houvesse dito: "Não façam isso". “ 2 Reis 17:12

O senhor falou “não façam isso”, “perseverem”, tanta coisa o Deus misericordioso já havia realizado, a promessa a Abraão a partir de Isaque, o chamado de Jacó, a ida de José para o Egito, a consagração de Moisés, a continuação do ministério com Josué, enfim, o que falar como diz a Escritura, de Samuel, Elias, Eliseu, Davi, homens que provaram do poder divino, como a memória da carne é medíocre. O Senhor advertiu Israel e Judá por meio dos profetas, quantas vezes isso ficou registrado:


"Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei a seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas" 2 Reis 17:13

Mas eles não quiseram ouvir, como os antepassados, não confiaram no Senhor seu Deus, e Deus nosso, que está no meio da igreja, defendendo-a de todo o mal. Eles rejeitaram os decretos, a aliança, as advertências, seguindo atrás de ídolos inúteis, igualmente se tornando inúteis diante do Senhor.

“Imitaram as nações ao seu redor, embora o Senhor tivesse lhes ordenado: "Não as imitem".” 2 Reis 17:15

Abandonaram a lei divina do Senhor, do seu Deus, fazendo para si ídolos de metal, na forma de bezerros, prestaram culto a Baal, queimaram filhos e filhas em sacrifício, praticaram adivinhação, feitiçaria, venderam-se para fazer o que Senhor reprova, provocando-o à ira. Não é sem motivo que o Senhor se indignou, e muito, contra Israel, escapando momentaneamente somente a tribo de Judá, mas até mesmo ela, de quem descenderia o SALVADOR, desobedeceu os mandamentos do Senhor, seguindo os costumes que Israel havia introduzido.

“Quando o Senhor separou Israel da dinastia de Davi, os israelitas escolheram como rei Jeroboão, filho de Nebate, que induziu Israel a deixar de seguir o Senhor e o levou a cometer grande pecado. Eles permaneceram em todos os pecados de Jeroboão e não se desviaram deles, até que o Senhor os afastou de sua presença, conforme havia advertido por meio de todos os seus servos, os profetas. Assim, o povo de Israel foi tirado de sua terra e levado ao exílio na Assíria, onde ainda hoje permanecem. “ 2 Reis 17:21-23

Povos de outras terras vieram substituir os israelitas, passaram a viver na terra outrora conquistada com a ajuda do Senhor, que lástima, que retrocesso. O Senhor enviou leões para matar aqueles que não o adoravam, no caso os povos que vieram substituir os israelitas, a notícia correu chegando aos ouvidos do rei da Assíria:

“ Então informaram o rei da Assíria: "Os povos que deportaste e fizeste morar nas cidades de Samaria não sabem o que o Deus daquela terra exige. Ele enviou leões para matá-los pois desconhecem suas exigências". “ 2 Reis 17:26

A terra era santa, não descalçaram os sapatos, não sabiam como louvar o Senhor, ao que o rei da Assíria deu ordem para que um sacerdote exilado, retornasse a terra de Israel, para ensinar o povo a cumprir as exigência do Deus da terra. E o o sacerdote ensinou o povo a adorar o Senhor, nem isso os impediu de fazer outros deuses, edificando altares idólatras (2 Reis 17 28-31). Eles adoravam o Senhor mas não de todo o coração, em parte, nomeando qualquer pessoa para servir de sacerdote nos altares idólatras, tudo aquilo que Deus havia instituído dando a Moisés para cumprimento, estava no esquecimento, porque o povo da promessa estava exilado, e o povo estranho na terra da promessa, não tinha habilidade alguma espiritual para conceder culto ao Senhor.

O povo estranho adorava o Senhor, mas também prestava culto a outros deuses:

“Até hoje eles continuam em suas antigas práticas. Não adoram o Senhor nem se comprometem com os decretos, com as ordenanças, com as leis e com os mandamentos que o Senhor deu aos descendentes de Jacó, a quem deu o nome de Israel. “ 2 Reis 17:34

O Senhor ordenou as israelitas que não adorassem outros deuses, o Senhor que os tirou do Egito, com grande poder e braço forte, é a quem eles deveriam adorar inteiramente. O cuidado de obedecer aos decretos foi abandonado, se não esquecessem a aliança, nem adorassem outros deuses, o Senhor seu Deus, continuaria a livrá-los das mãos de todos os inimigos.

“ Contudo, eles não deram atenção, mas continuaram em suas antigas práticas. Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor, também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam. “ 2 Reis 17:40-41

Embora o Senhor tenha ensinado como servi-lo, nenhuma atenção lhe foi devotada, essa mistura do culto pagão com a adoração ao Senhor, desagradou a único Deus. Apagar o Senhor da memória, é desprezar o Espírito Santo, é como se à igreja hoje desconsiderasse o que falaram os apóstolos, como fizeram o povo de Israel com os profetas que Deus enviou.



Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum