AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/on line: 3 João 1 (na bagagem cristã apenas a doutrina verdadeira)

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/on line: 3 João 1 (na bagagem cristã apenas a doutrina verdadeira)

Mensagem por Admin em Dom Ago 03, 2014 6:35 pm





Palavra -  3 João 1:1-15


O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade. Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade. Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade. Amado, você é fiel no que está fazendo pelos irmãos, apesar de lhe serem desconhecidos. Eles falaram à igreja a respeito deste seu amor. Você fará bem se os encaminhar em sua viagem de modo agradável a Deus, pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber ajuda alguma dos gentios. É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade. Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja. Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus. Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro. Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta. Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face. A paz seja com você. Os amigos daqui lhe enviam saudações. Saúde os amigos daí, um por um. “

Uma carta, um propósito, o bem da igreja. Tudo o que foi escrito, para consolo foi escrito, queremos sempre uma resposta para determinada situação, nossos ouvidos até podem não ouvir o que desejamos, isso não quer dizer que algo não será feito. Fazer o bem deve ser o hábito da vida cristã, pode não ser fácil, realmente não é fácil, quando não estamos unidos ao sentimento de Cristo. No controle do Espírito, fazemos o bem, na ausência da espiritualidade o perdão é o recomeço.

Três personagens são lembrados na carta de João, Gaio, Diotréfes e Demétrio, cada um deles deixou seu exemplo no exercício da liberdade cristã:

Gaio, a alegria da sua fidelidade, a exaltação da sua persistência em manter seus pés no caminho da verdade, o amor para receber em sua casa pessoas desconhecidas, identificadas apenas pela comunhão do Espírito.

Diotréfes,  a tristeza do procedimento arrogante, seu registro na Escritura infelizmente chamou a atenção, não pelas palavras de edificação, mas pelas palavras maldosas ditas contra seus companheiros no evangelho, João chamaria a atenção dele, contra a recusa de hospedar os irmãos, ainda de impedir que outros os recebessem, sob ameaça de cortar a liberdade na igreja.

Demétrio, todos falavam bem desse irmão, inclusive João, se alguém tinha alguma suspeita contra sua conduta, o Espírito tratou de dissipar a questão.

O grande conselho:

“Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus”

A possibilidade de mudar uma atitude, consiste naquele que verdadeiramente provou do Senhor, viu com seus próprios olhos, a transformação que Cristo pode fazer na vida de quem entrega o seu coração a ele. Viajantes em nome do Senhor, iam por todos os lugares, nos confins da terra para servirem e levar aos boas novas a toda criatura, muitos eram desconhecidos da igreja, porém, Gaio recebeu destaque pelo seu procedimento, ele servia os irmãos, mesmo eles sendo totalmente desconhecidos, a melhor identificação estava no cumprimento da doutrina, a doutrina sadia, daqueles que não levavam na bagagem outros “ventos de doutrina” (Efésios 4:14).

Claro, que havia os falsos mestres, os mentirosos que induziam o povo ao erro, os líderes que deixavam ser dominados pelo sentimento da graça exclusiva, como se ele fosse o responsável por tão grande dádiva, e assim, ele, não Deus, é quem determinava quem deveriam ou não receberem, ele, não Deus, é quem formulava as doutrinas pelas quais o povo deveria andar, ele, não Deus, era o centro de todas as coisas, sua palavra, não a palavra de Deus, era a razão da vida da igreja.

Diletos em Cristo, amados, amadas, espíritos dispostos a servir o Senhor, escravos da justiça, que sacrificam seus membros em pró da causa de Cristo, ele está junto de vós, auxiliando em cada pequenina causa, seja cristã ou particular. Com grande alento para o cristão, está escrito, que aqueles que pertencem ao Senhor, crucificam a carne com suas paixões e desejos (Gálatas 5:24), tendo como principal meta, manter o corpo de Cristo, a igreja, longe das doenças que prejudicam a comunhão do Espírito. Cada um fazendo o bem, para Deus e a seu próximo, está cumprindo perfeitamente a lei de Deus.

Não foi assim com Diotréfes, ele desejou aumentar sua influência, rebelando-se contra o mais influente, Deus. Alguns argumentam que ele escondeu da igreja, o conteúdo dos belíssimos conselhos do Espírito, por isso João escreveu uma terceira carta. A repreensão corajosa de João não viria com pena e tinta, ela aconteceria face a face, sob a responsabilidade da palavra de Deus, no reino dos céus o maior é quem se faz humilde como uma criança (Mateus 18:4).

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” Filipenses 2:3

Para o apóstolos todos eram amigos, filhos da sua pregação, ele não considerou Diotréfes como inimigo, na verdade a inimizade do servo mal era contra Deus. Hoje existe todo um cuidado para receber um estranho em nossa casa, é necessário toda prudência, quanto ao comportamento e fidelidade na doutrina. Quando alguém era enviado para servir uma comunidade, os apóstolos tratavam de escrever antecipadamente para que a igreja não fosse surpreendida, veja que João exalta o procedimento de Gaio e Demétrio.

Servos verdadeiros desconhecidos, são reconhecidos pelo seu procedimento cristão, quantos são aqueles que recebem em suas casas pessoas em missão? Na época de João não havia a facilidade da tecnologia, que tornava mais rápido o processo de colher informações. A sabedoria está na Escritura, o currículo de um servo de Deus, não vem do acúmulo de glórias, mas da humildade de como ele se comporta como representante de Deus, outro apóstolo se comparava a um vaso de barro, que foi preenchido com um grande tesouro, “para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (2 Coríntios 4:7).

Igreja, faça o bem.

Para o vaso de barro sempre existe a informação necessária. A glória é do tesouro, não do vaso, se dentro de ti o controle e conteúdo é divino, Deus te concede a devida honra. Cheios da verdadeira presença do Senhor, somos consolados diariamente. Foi Deus que chamou Gaio de “amado”, foi ele que exaltou o testemunho de Demétrio, a palavra faz a ti servo, serva, um elogio pelo seu bom porte cristão.

Um elogio pela sua dedicação a verdade, um elogio merecido, que consideramos imerecido, por causa do tamanho da misericórdia divina. João elogiou a verdade, corrigiu a falsidade, tudo para manutenção da ordem espiritual. Deus não vai mais escrever uma carta com pena e tinta, ele tornou a ti, irmão e irmã, cartas escritas para leitura de quem ainda não conhece a graça, ele tornou a ti, uma carta de cristo, "conhecida e lida por todos os homens" ( (2Co 3.2 e 3), essa carta acha o endereço dos escolhidos, assim como também um dia recebeu a mensagem do evangelho, vindo do alto da glória através do Filho de Deus, era exatamente das coisas do Senhor que João estava cuidando, porque em Cristo ele recebeu o exemplo.

Que você tenha uma ótima semana! Carta de cristo ao mundo.


“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” 2 Coríntios 13:14

Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum