AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/online: Oséias 3 (Ele faz infinitamente além do que você imagina)

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/online: Oséias 3 (Ele faz infinitamente além do que você imagina)

Mensagem por Admin em Dom Out 19, 2014 5:51 pm






Palavra - Oséias 3:1-5


O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas". Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você. Pois os israelitas viverão muitos dias sem rei e sem líder, sem sacrifício e sem colunas sagradas, sem colete sacerdotal e sem ídolos da família. Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Cerca de 2.250 anos atrás.

Que a excelente comunhão do Espírito, possa envolver cada um, para que na unidade sejamos abençoados. Duro para um profeta ver a nação que deveria ser dedicada ao Senhor, estar longe da sua comunhão por causa da idolatria. Oséias representava o Senhor, por ordenação divina ele casou e foi abandonado por uma mulher prostituta, como forma de deixar visível o adultério de Israel para com o seu esposo, o próprio Deus.

Quando ela abandonou o homem de Deus, o Senhor pediu que ele fosse atrás dela, que a comprasse de volta por valor.

“Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas"

Talvez para que Oséias compreendesse a magnitude do amor, que o Senhor tinha para Israel, ele deveria amar sua esposa prostituta, como o Senhor amava a nação de Israel, que adulterava com outras nações e seus deuses, desejando os bolos sagrados, mais do que louvar ao Senhor. Só passando por tal sentimento de traição, poderia o coração entender o quanto a misericórdia de Deus, foi paciente com os rebeldes e idólatras. Uma maneira tão sábia para conceder entendimento ao seu embaixador, sobre como é amar de tal maneira alguém que despreza o amor.

Deus amou o mundo de tal maneira, mesmo com a traição da sua criação, apesar de distante do seu amor, foi impossível que ele fosse extinto, a ressurreição do Filho, com tamanha força trouxe novamente para perto o seu amor, porque ele nunca deixou de existir. Israel manteve relação com outros povos, amou outros deuses, mais do que o seu Senhor que tinha cuidado dela. Mesmo com toda a apostasia, Oséias prediz o dia, em que Israel voltaria para o Senhor, para viver com ele muitos dias, não mais como uma prostituta, e sim, como uma mulher digna.

Ela não seria mais de outro homem, seria somente do Senhor. O casamento entre Israel e o Senhor é reconhecido, foi ela que adulterou, enquanto o Senhor se manteve fiel. Além de perdoar a infidelidade, o Senhor remiria através de Cristo, a sua igreja amada, agora contando não só com Israel, mas também com outros povos, que seriam envolvidos no mesmo amor. O Espírito esclarece que Cristo amou a igreja e se entregou por ela: “ Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra... “ (Efésios 5:26)

O objetivo de profetas e apóstolos, pode ser compreendido, através do que escreveu Paulo, eles foram convocados para preparar a igreja para Cristo. Como uma virgem pura a um marido (2 Coríntios 11:2-3), mantendo ela a salvo dos enganos da serpente, que fizeram com que Eva abandonasse a simplicidade.

E a tua fidelidade é quem mantém você perto do Senhor, se nada pode nos separar do amor, então ele estará olhando por cada um, cuidando da sua esposa com muito amor. Cada um de nós somos membros da igreja, que forma o corpo de Cristo, cada função do corpo é comandada pela cabeça, que executa perfeitamente cada movimento que procura honrar o Criador. A igreja é reconhecida como o corpo do Senhor, quanto a comunhão do Espírito, como também é reconhecida como sua esposa. Cristo cuida da igreja, cujos membros somos nós (Efésios 5:30), mas aqui está um mistério profundo entre Cristo e à igreja.

No tempo de Oséias o adultério de Israel, entristeceu o Senhor, o simbolismo é maravilhoso, tendo o cuidado do esposo com a esposa. Quando Israel deixou o Senhor, para servir seus amantes, ou seja, outras nações, ele poderia ter solicitado o divórcio, antes porém, manteve a sua fidelidade.

A prostituição seria purificada, perdoada, só que os israelitas haveriam de passar um tempo, sem rei e sem um líder, sem governo civil, sem seus rituais, ela padeceria numa terra estranha, até que o esposo viesse ao seu auxílio. Como lemos nos cânticos, o Senhor se coloca como esposo da nação de Israel, como Cristo se coloca como esposo da igreja. Esse casamento se refere ao cuidado de Deus, o relacionamento diário que é sustentado com muito amor, nada tem haver com a carne, nem poderia, Deus é Espírito, importa que a sua igreja o adore em Espírito.

Oséias sentiu na carne, a traição que Deus sentiu em espírito, ele foi atrás de sua esposa, para demonstrar o quanto a amava, mesmo ela tendo voltado a se prostituir, outro simbolismo de grandioso significado. Lendo cada palavra que escreveu o profeta, percebemos a real situação entre Deus e o seu povo, entre o esposo e sua esposa, só assim compreendemos os motivos pelos quais o Senhor age com misericórdia.

Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.” (Oséias 14:4)

O pecado não permaneceria para sempre, eles aceitariam o que era bom (Oséias 14:2), viver em paz com o Senhor, cercado pelo seu amor, um casamento perpétuo. O Espírito manifesta que chegaria o dia em os israelistas voltariam e buscariam o Senhor, “o seu Deus”, o único Deus. Nos últimos dias a relação de adultério, de outros relacionamentos sem a virtude, sem a comunhão, sem o cuidado do Senhor, seriam transformados numa relação maravilhosa de respeito e dedicação voluntária.

Para isso o Senhor enviou o seu primogênito.

Você vive amparado nessa relação com o Senhor, Oséias submeteu-se as ordens de Deus, não julgou necessário contestar alguma coisa, quando o Senhor disse, “vai, toma uma mulher de prostituições”, ele rapidamente cumpriu a determinação, pela razão que o Senhor explicou:

“...porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR.” (Oséias 1:2)

Graças ao bom Deus, encontramos novamente o caminho, a verdade, a vida. Por essa dedicação de servi-lo com honra, somos abençoados com sua fidelidade. Não procuramos no mundo outra relação, que não seja, amar o Senhor sobre todas as coisas, Oséias viveria feliz em nosso meio.

Diletos em Cristo, refaça os votos de fidelidade, Deus manterá seus passos firmes no caminho da retidão, pelos qual os justos são permitidos andar (Oséias 14:9), mas que os ímpios não conseguem permanecer de pé.

Oséias é um grande modelo de perfeição, de desapego com a carne, de segurança espiritual. Junto dele estava o Espírito de Cristo, que mesmo com os olhos contemplando toda a corrupção do mundo, consegue olhar os pecadores com imensa misericórdia.

Senhor grandioso, conduza o Seu povo a perfeição, perdoa, cumpra a tua vontade, de modo a entendermos, que tudo o fazes é perfeito. Que tenhamos tal sentimento de misericórdia, aprendendo contigo o que é ter um coração manso. Tu és o descanso de nossa alma, como foi o descanso para o teu profeta, que buscou a santidade, para servir de exemplo aos israelitas. Ele obteve alívio em meio a opressão, foi sustentado pela tua palavra, que não pode secar, antes encher de alegria.

Mesmo Israel adorando outros deuses, o Nome de Deus não foi desonrado, o Senhor sempre separou para si joelhos que não se dobram a Baal (Romanos 11:4), antes ao Nome de Jesus em todos os lugares para glória de Deus Pai.

Ele faz tudo por nós, por você, infinitamente além do que pensamos.

Deus te abençoe.

Admin
Admin

Mensagens : 2941
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum