AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Palavra de Deus/online: Tito 1 ("Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos") )

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Deus/online: Tito 1 ("Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos") )

Mensagem por Admin em Dom Jan 25, 2015 5:49 pm







Palavra - Tito 1:1-16



Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador; A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.”


A intenção do primeiro capítulo segundo os comentadores, era instruir Tito a pregar a Palavra de Deus, ordenar líderes qualificados, calar os falsos mestres.

Servos e servas do Altíssimo, que Deus se aproxime de nós, para que na disposição do Espírito Santo, consigamos compreender as palavras de Paulo, ditadas pelo Senhor Jesus Cristo, com supervisão do grande Deus, Pai de todos.

Como Paulo chama a si mesmo, “servo de Deus”, alguém escolhido, que deixando o padrão de conhecimento da carne, entregou seu coração a conhecer o Senhor. Deus fez dele apóstolo, não elegeu a si mesmo, foi eleito por Deus.

A menção “segundo a fé dos eleitos”, “o conhecimento da verdade”, “segundo a piedade”, uma união formidável, entre aqueles que receberam do mesmo Espírito, a saudação de Paulo, embora endereçada a Tito, a igreja que ele pastoreava, é escrita para os cristãos de todas as épocas, de todas as religiões, que decidiram conhecer a verdade. A fé poderosa dos eleitos, que servem o mesmo Deus, que os chamou para a liberdade, pelo ensino da piedade, em esperança da vida eterna, que Paulo profundo conhecedor revela, que o diabo jamais poderá impedir, nem ludibriar os eleitos quanto a esperança, porque Deus não mente, e a sua promessa não pode ser anulada, pelo tempo que ela foi realizada até hoje, a sua eterna palavra continua a sustentar a esperança dos eleitos, não a percamos de vista, nem desanimemos.

Na perfeição ele introduziu de acordo a sua vontade, o evangelho da salvação, que através do exercício apostólico “conquistou os corações”, a pregação da verdade fundou igrejas em vários lugares, elas foram confirmadas na fé, cresceram, multiplicaram, se alegraram com Deus (Atos 16:5).

Agora Paulo estava escrevendo a Tito, que estava na ilha de Creta, ensinamentos que servem para nós, para você que busca consolo, aprender com a excelência da Escritura a se comportar na igreja e no mundo. O objetivo era resolver os problemas, colocar em ordem as confusões, estabelecer presbíteros confiáveis, para isso Paulo enumera uma série de atribuições, que Tito deveria preservar, para evitar que falsos mestres continuassem a perturbar a igreja. A palavra irrepreensível resume todos os atributos necessários, para se livrarem das acusações do diabo, o escolhido para liderança deveria ser perfeito, só assim teria forças para lutar contra os falsos. Do cuidado com a esposa, a educação dos filhos, seu comportamento na igreja, pelo fato de ser despenseiro da casa de Deus, as qualidades do Espírito Santo revelariam, se o mestre era um legítimo representante do Senhor ou um falso líder contaminado.


Além de irrepreensível, um homem capaz de reter a fiel palavra, ou seja, que não permitiria qualquer alteração na doutrina, para com a eficácia do poder celeste pudesse convencer os contradizentes. Os cultos estavam sendo afetados pelos desordenados, faladores, vãos e enganadores, “principalmente os da circuncisão”, que procuravam atormentar a vida dos cristãos, exigindo a realização do antigo ritual da lei.

Realmente só alguém irrepreensível poderia tapar a boca desses homens, cujos ensinos estavam transtornando casas inteiras. Nosso coração sente um aperto, ao imaginar o que Tito estava passando, porém, o Senhor não se esqueceu dele, nem seu companheiro Paulo, a carta assinada pelo Espírito, com grande poder concederia forças ao espírito de Tito para combater o diabo, que estava incentivando alguns cretenses, que Paulo chama de “mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos”.

Somente alguém irrepreensível poderia lidar com os doentes na fé, contaminados com o vírus herético dos falsos mestres. Tudo que é falso não tem validade, quem é o falso, quem é o verdadeiro? Tito estava recebendo autoridade, a vacina que conservaria os cristãos sãos na fé.

Bendito seja Deus!!

Podemos imaginar Paulo dizendo, “permaneçam com o Senhor”, “não dê ouvidos aos homens que se desviam da verdade”, “se Jesus é a verdade, não ouçam aquele que só produz mentiras”. Em todas as casas transtornadas, cujas portas penetraram as fábulas, a carta do Espírito Santo, as sagradas letras, expulsariam os demônios da falsidade.

Irmãos, irmãs, onde surgir a desordem, Jesus providenciará a boa ordem, nem todos os lugares vivem em paz com a sã doutrina, na pureza de coração. Toda vez que surgir a contaminação, a infidelidade, a negação, a desobediência, o Espírito Santo agirá, Jesus será a força, Deus o executor da justiça, na certeza de que o mal não se transformará numa epidemia. Os puros dedicam-se a examinar as Escrituras, eles não torcem o significado delas, conhecem a voz do seu líder, se ele está dizendo a verdade ou é apenas um mentiroso.

Uma igreja é aprovada com o selo do Espírito, começando pelo seu líder, Jesus Cristo. O modelo que ele deixou para edificação é perfeito, os apóstolos foram fiéis ao exemplo do Salvador, sigamos pelo mesmo caminho, sempre sãos na fé. Precisamos do Senhor para sobreviver, do conhecimento da sua vontade, da perfeita piedade. Ainda que surja alguma doença no corpo de Cristo, Deus providenciará a cura para todos os males.

“Irrepreensível”, nosso Cristo, ele foi irrepreensível, elegeu homens irrepreensíveis, para que nas batalhas, esmagassem poderosamente, os falsos mestres que com suas palavras, desejavam apagar o Verbo de Deus, os judaizantes avarentos que subvertiam a graça de Deus em troca de favores ou dinheiro.

Bem escreveu Tiago que a sabedoria do alto, difere da sabedoria terrena, a do alto é “primeiramente pura” (Tiago 3:17), a terrena é “animal e diabólica” (Tiago 3:15). Você foi capacitado (a) com a sabedoria do alto, para semear, exercer a paz, praticar as boas obras “as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

E assim mais uma vez, o Senhor conduziu vossa alma, pelas linhas que ele escreveu. A a palavra sempre coloca em ordem o que está ao contrário, seja o líder irrepreensível, seja a igreja sadia, vivam todos em união, debaixo das asas do Criador. Aos homens isso parece impossível, que alguém seja santo, perfeito, irrepreensível, todavia, está escrito que é Deus quem nos justifica (Romanos 8:33).

Aos líderes excelentes a honra.

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. “ (Hebreus 13:17)

Cremos que Tito com toda a fidelidade, recebeu o ânimo de continuar apascentando o rebanho de Deus, servindo como exemplo do rebanho (1 Pedro 5:3).

O que precisas do Senhor, ele suprirá em abundância, de acordo a perfeita vontade, que mantém a ordem da vossa vida. Em todos os lugares que tivermos, nunca estaremos abandonados, não vamos receber uma carta como Tito, mas certamente o Espírito nos guiará para que façamos o correto. Deus poderia ter guardado o seu amor, mas ele confiou em derramá-lo sobre nós, é uma dádiva todo dia olhar para os céus e dizer que o amamos de todo o coração, de toda a nossa alma, e com todas as nossas forças (Deuteronômio 6:5).

Entre as montanhas mais altas,
Se elevou o teu socorro,
Que me alcançou,
Nos lugares mais baixos da terra,
Estou assentado contigo nos lugares celestes.

Deus abençoe a todos.



Admin
Admin

Mensagens : 2943
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum