AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier






Não chegamos ao Monte Sinai, chegamos ao Monte Sião

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Não chegamos ao Monte Sinai, chegamos ao Monte Sião

Mensagem por Admin em Qua Abr 13, 2016 7:32 pm



“Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo. Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.” Hebreus 12:18-24

Não no monte palpável, que viram os israelitas, com seu líder assombrado, não ali que chegamos, não naquele momento assustador. Onde chegamos através de Cristo, pela paz Dele chegamos, ao monte Sião, pela fé enxergamos que os sinais são distintos:

Monte Sinai que viram os israelitas → Antiga aliança, fogo, escuridão, trevas, tempestade, trombeta, palavras, trêmulos diante da magnífica presença do Senhor, porém, guiados por Moisés o Senhor estabeleceu limites.

Monte Sião visto pela fé → Nova aliança, cidade do Deus vivo, Jerusalém celestial, milhares de anjos, igreja dos primogênitos inscritos no céu. A Deus, o juiz, os espíritos aperfeiçoados, a Jesus, o MEDIADOR, acesso ilimitado pelo Espírito Santo.

Entre o monte da terrível visão israelita e o monte Sião, encontramos Jesus Cristo, o Senhor de todos. Entre o que Moisés contemplou, que não poderia se tocado, pela fé agora tocamos por misericórdia, no lugar que não seria possível chegar, Jesus Cristo, criou um Caminho pelo qual deixaram de existir a dificuldade, o assombro, o tremor.

O Cristo belo e majestoso enxergamos, pelo sangue, pela palavra, o evangelho da reconciliação, sem terrores de todos os lados, sem exclusividade, a misericórdia ao alcance (Tito 3:5), se o Sinai os judeus não podiam tocar, mesmo sendo exclusivos, agora no Sião os que estavam “sem Deus no mundo”, pelo “sangue de Cristo” se aproximaram (Efésios 2:12,14).

Abel pagou por si mesmo, Cristo pagou de todos, assim definiu Calvino, “". O sangue de Cristo chora mais eficazmente, e é melhor ouvido por Deus que o sangue de Abel". Se a manifestação de Deus na promulgação da lei assustou os judeus, a manifestação de Deus na pessoa de Cristo inaugurou “um novo e vivo caminho” (Hebreus 10:20). Por um tempo Moisés liderou os judeus, até que para sempre Jesus Cristo reinasse sobre todos, Nele dois (judeus e gentios) se tornaram um (Gálatas 3:28).




Eldier

Admin
Admin

Mensagens : 3102
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum